Maior parte dos candidatos a vereador são homens brancos com Ensino Médio
Números relativos aos candidatos retraram situações sociais recorrentes em todo o Brasil e que se repetem em MS
Neste domingo (15) 7.783 candidatos a vereador nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul buscam uma cadeira em suas respectivas câmaras municipais. Contudo, poucos deles vão conseguir chegar ao posto pretendido e, estatisticamente, homens brancos e com ao menos Ensino Médio completo devem ocupar mais vagas.
Em análise feita pela reportagem do Campo Grande News, é possível destacar que o contingente citado representa a parcela de maior quantidade de candidatos se avaliada a autodeclaração étnica e a escolaridade de cada um dos postulantes.
Ao todo, são 5 mil homens na disputa em 2020, ou seja, 64,2% do total. Desse número, 21,8% são homens brancos com pelo menos o Ensino Médio completo. Os homens brancos com formação abaixo dessa somam 9,9%.
Entre pardos, pretos e indígenas autodeclarados ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os números mudam. O índice de homens com Ensino Médio nesse caso cai para 19,4% da composição total de candidatos - com formação inferior a essa são 11,4%.
Já entre as mulheres, a composição só é superior a de homens quando consideradas as brancas com pelo menos Ensino Médio. Elas são 14,1% do total de candidatos - contrastando aos 4,8% de brancas sem formação média.
As candidatas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas com nível médio no currículo são 9,7%, enquanto 5,3% sequer essa escolaridade possuem. Ao todo, o Estado possui 67,4% candidatos com pelo menos Ensino Médio, independente de gênero, etnia e cor. São 3.006 candidatos com Médio completo e com 2.244 com diploma no Superior.
Sem formação - Um número pequeno, mas ainda assim expressivo de candidatos a vereador em Mato Grosso do Sul declararam não possuir nenhuma formação, sabendo apenas ler e escrever. São 221 postulantes ao Legislativo nessa condição, sendo 153 homens e 68 mulheres - a soma representa apenas 2,8% dos candidatos.
Já entre os candidatos que declararam ter cursado o Ensino Fundamental, mas não tê-lo concluído, é maior: são 741 homens e 331 mulheres nessa situação, formando 13,7% do total de candidatos a vereador que concorrem nas eleições de 2020 no Estado. A maioria das pessoas com baixa escolaridade está na faixa de pretos, pardos e indígena.
Dos 7.783 candidatos, 155 não declararam nenhuma etnia ou cor, mas entre os que se consideram amarelos - quinta opção do TSE - existem 30 candidatos e nenhum deles afirmou apenas ler e escrever, mas três disseram ter Ensino Fundamental incompleto e outros seis completo. Sete afirmam ter Ensino Médio e 14 Ensino Superior.