ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Política

Copia e cola: candidato quer limpar Rio Tietê em Campo Grande

Plano de governo dos candidatos à prefeitura é igual ao apresentado nas eleições de 2020 do interior de SP

Por Jéssica Fernandes | 19/08/2024 11:54
Proposta apresentada por candidatos da Capital cita limpeza no rio tietê. 
Proposta apresentada por candidatos da Capital cita limpeza no rio tietê.

“Viabilizar Junto ao governo Estadual e Federal, mecanismos para a limpeza do rio Tietê”. Essa é uma das propostas dos candidatos à Prefeitura de Campo Grande, Lucas Gabriel de Sousa Queiroz Batista, o Luso Queiroz do PSOL, e Eliane da Silva, a Lya Santos do Rede. O candidato a prefeito e a vice fizeram um “control c control v” do plano de governo redigido para Santana de Parnaíba (SP), nas eleições de 2020.

A limpeza do Rio Tietê no plano de governo para Campo Grande é citada entre as propostas para o Meio Ambiente na página 11 do documento. O copia e cola volta a entregar os candidatos na página 13 que traz propostas específicas para “negros e negras”.

“Estamos no meio de 2020 e o estado de SP já contabiliza o maior número de mortes por PMs desde 2001. A população negra é a primeira nas filas do desemprego, por atendimento médico, educação e moradia, por uma sobrevida que está apartada de direitos sociais”, diz o trecho.

Na área de educação, partido de Campo Grande volta a copiar proposta feita para São Paulo. 
Na área de educação, partido de Campo Grande volta a copiar proposta feita para São Paulo.

O plano de governo dos candidatos de Campo Grande foi enviado à reportagem, porém não consta mais no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na seção “Divulga Candidato” que apresenta informações completas dos candidatos e partidos políticos nas eleições. Já o texto original de 54 páginas, do PSOL de São Paulo, segue disponível no site do TSE.

Propostas iguais - Comparando os dois textos, a reportagem encontrou outros parágrafos que mostram que o plano de governo para Campo Grande seguiu a mesma linha que o da cidade interiorana de São Paulo. O contexto e as propostas para cultura e educação, cultura, segurança pública, saúde e esportes são as mesmas, porém apenas trocaram o nome da cidade de São Paulo pelo da Capital de Mato Grosso do Sul.

Em esporte, por exemplo, a proposta de 2020 menciona a contratação direta de educadores físicos, fazer ruas de lazer quinzenalmente em cada bairro da cidade e taxa zero dos profissionais da educação física. Essas mesmas aparecem no plano de governo de 2024 dos candidatos Luso Queiroz e Lya Santos.

Outro trecho da proposta de Luso e Lya cita número de mortes em São Paulo. 
Outro trecho da proposta de Luso e Lya cita número de mortes em São Paulo.

A reportagem entrou em contato com o presidente estadual do PSOL, Lucien Rezende que comentou o caso. "No PSOL muitas propostas vem do que o partido defende, se adequando na cidade em disputa", afirma. Sobre a menção ao Rio Tietê, que aparece no plano de governo de Campo Grande, o presidente diz que foi um "descuido". "Acredito que foi um descuido das pessoas que estavam elaborando o plano de governo, com contribuições de várias pessoas do Brasil", fala.

Veja na íntegra os documentos com as propostas para Campo Grande e Santana de Parnaíba 

Na última sexta-feira (16), o Campo Grande News publicou matéria sobre o candidato de Bonito que copiou o plano de governo de Campo Grande. No plano registrado no TRE/MS, Decio Biga, do Novo, cita 3 vezes projetos para a Capital.

Na educação, candidato de Campo Grande cita as mesmas propostas que Santana de Parnaíba. 
Na educação, candidato de Campo Grande cita as mesmas propostas que Santana de Parnaíba.


Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias