MDB vai recorrer caso Delei Pinheiro consiga "validar" seus votos
Partido pode ser prejudicado nesta mudança, já que irá perder uma cadeira na Câmara Municipal
A direção municipal do MDB está preparada para recorrer na Justiça, caso o candidato Delei Pinheiro (PSD) consiga “validar” seus votos no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS). O julgamento do seu recurso está marcado para hoje (14), a partir das 17h.
Se Delei tiver o aval da Justiça ele será eleito vereador, já que conseguiu os votos suficientes para obter uma cadeira na Câmara Municipal, no entanto estes foram “invalidados” porque o candidato estava com seu título eleitoral cancelado, por não fazer biometria em 2018.
Neste cenário, a vereadora reeleita Dharleng Campos (MDB) é quem fica fora da lista final, já que foi a menos votada entre os 29 parlamentares eleitos. Por esta razão o MDB já entrou com pedido para participar do processo e se tiver decisão contrária aos seus interesses, vai recorrer na Justiça Eleitoral.
“Estamos acompanhando desde o início e requisitamos participar do processo, para expor nossos argumentos. Nós defendemos que se o candidato (Delei Pinheiro) sequer pode votar, por estar com o título cancelado, ele não poderia ser votado. Este requisito não pode ser alterado depois da eleição”, descreveu o presidente municipal do MDB, Ulisses Rocha.
Caso – Delei Pinheiro teve sua candidatura rejeitada em 1° instância e pelo pleno do TRE-MS, no entanto entrou com novo recurso de “embargos de declaração”, para tentar reverter a decisão na Justiça Estadual. Para isto, regularizou seu título na última quarta-feira (9), quando abriu o prazo de cadastro.
A Procuradoria Eleitoral já se manifestou a favor de Delei, ao destacar que como o candidato “regularizou” sua situação eleitoral, sua condição de “inegebilidade” deixou de existir. A avaliação será feita pelo pleno do TRE-MS, em sessão marcada para hoje (14), a partir das 17h.