Opositores se articulam para derrubar diferença de tempo com PMDB
Azambuja acredita que cinco minutos será suficiente para a campanha
Os pré-candidatos do PT, PP e PSDB ainda se articulam para tentar reverter a vantagem de tempo na propaganda eleitoral conquistada pelo PMDB, caso se confirme as alianças já anunciadas e prestes a serem confirmadas. Os três principais concorrentes de Edson Giroto (PMDB) minimizam a diferença, mas se articulam para reduzir a diferença.
O pré-candidato do PSDB, deputado federal Reinaldo Azambuja, revela que o tempo já adquirido pelo partido, de 2min26s99, somado ao tempo proporcional distribuído a todos os concorrentes, fará com que o partido chegue a 4min26s. Assim, restaria pouco para alcançar o que acredita ser necessário para uma boa campanha, entre cinco e seis minutos. “Não pode ter um tempo reduzido. Com o tempo de cinco minutos já seria ideal para o que pretendemos. Muito tempo também pode se tornar uma arma contra”, avalia Azambuja.
O pré-candidato do PP, deputado Alcides Bernal, justifica que não divulga o nome de partidos aliados por uma questão de estratégia, evitando que os partidos sejam assediados e cooptados. Apesar disso, Bernal confidencia que tem conversado com o PSB, PC do B e até com o PT.
O pré-candidato do PT, deputado federal Vander Loubet, minimiza a diferença de tempo e lembra que pela primeira vez, depois de 1996, o PMDB não terá dois terços do tempo de propaganda no rádio e na televisão. O deputado ressalta que nesta eleição o PMDB não contará com aliados como o PP, PSDB e ainda pode ficar sem o DEM, que conversa com o PSDB.
Vander avalia que estas ausências fizeram o PMDB correr atrás do PDT, apesar do pouco tempo do antigo adversário. Apesar das diferenças de tempo, Vander avalia que somados os espaços de todos os concorrentes, a eleição tende a ser equilibrada.
O PMDB já conta com o apoio do PTB, 49s12, PR, 1min35s90 e PTdoB, 7s01, totalizando 5min34s. Caso seja confirmada a aliança com o PDT e com o DEM, Giroto chegaria a 8min20s, contra Vander Loubet (PT), com 3min25s, Reinaldo Azambuja (PSDB), 2min26s99, Alcides Bernal (PP), 1min35s90 e Athayde Nery, 28s07. O pré-candidato do PPS, vereador Athayde Nery foi procurado, mas não atendeu ao telefone.