ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 32º

Política

Pessoas com deficiência visual poderão retirar certidões em braile de graça

Deputados também aprovaram regramento no acolhimento de familiares com parentes internados com covid

Gabriela Couto | 19/05/2021 10:30
Documentos oficiais em Mato Grosso do Sul poderão ser impressos em braille de forma gratuita (Foto Divulgação)
Documentos oficiais em Mato Grosso do Sul poderão ser impressos em braille de forma gratuita (Foto Divulgação)

Segue para votação da redação final o projeto de lei 138/2020, do deputado Lidio Lopes (Patriota), que dispõe sobre o direito das pessoas com deficiência visual obterem as certidões de registro civil em braile ou outro formato acessível no Estado.

O texto foi aprovado nesta quarta-feira (19) em segunda discussão por unanimidade. A proposta recebeu emenda e por isso precisa passar uma última vez pelo crivo do Plenário. Se aprovada e sancionada, cegos sul-mato-grossenses terão o direito de emitir certidões de nascimento, casamento e óbito em braile, sem acréscimo de qualquer valor.

Ainda em primeira discussão os parlamentares aprovaram outros três também por unanimidade. Um deles, o projeto de lei 088/2021 do deputado José Carlos Barbosa (DEM) determina a criação do serviço virtual e presencial de informação e acolhimento às famílias com parente internado durante a pandemia, em hospitais públicos, privados ou de campanha sediados em Mato Grosso do Sul.

Foram apreciados o projeto de lei 022/2021, de autoria do deputado Renan Contar (PSL), que Institui a Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da depressão no Estado de Mato Grosso do Sul e dá outras providências e o projeto de lei 099/2021, de Antônio Vaz (Republicanos), que Institui o Abril Azul no Mato Grosso do Sul, voltado para ações de conscientização sobre o autismo. As três matérias aprovadas em primeira discussão seguem para análise das comissões de mérito.

Nos siga no Google Notícias