ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 35º

Política

Prefeitura recebe caminhonete para participar de expedição da Rota Bioceânica

Viagem está marcada para iniciar nesta sexta-feira, com Campo Grande como ponto de partida

Por Mylena Fraiha e Alison Silva | 22/11/2023 18:32
Prefeita Adriane Lopes segura chave da caminhonete Amarok, que será utilizada na expedição da RILA (Foto: Juliano Almeida)
Prefeita Adriane Lopes segura chave da caminhonete Amarok, que será utilizada na expedição da RILA (Foto: Juliano Almeida)

Na tarde desta quarta-feira (22), a prefeita Adriane Lopes (PP) recebeu oficialmente a caminhonete Amarok que será parte integrante da nova Expedição da Rila (Rota de Integração Latino-Americana). O evento está marcado para iniciar na sexta-feira (24), saindo de Campo Grande.

Um total de 35 caminhonetes Amarok participarão desta terceira expedição, com o objetivo de fazer um “test drive” da megaestrada. Este projeto, uma iniciativa conjunta entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, consiste em um corredor rodoviário com mais de 2.300 quilômetros de extensão, ligando o Brasil ao polo portuário do norte do Chile. A rota abrange os portos de Iquique e Antofagasta, no Chile, atravessando Paraguai e Argentina

A expedição, programada para iniciar nesta sexta-feira, conta com a participação de empresários, representantes do governo, imprensa, entidades do setor produtivo e instituições de ensino e pesquisa.

Apesar de não passar diretamente por Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes destaca os benefícios que a construção da Rota Bioceânica trará à capital de Mato Grosso do Sul. “Acreditamos que vai ser um momento muito importante para o desenvolvimento econômico de Campo Grande. Nós entendemos que trazer essa rota é fomentar o comércio da carne, da soja, dos grãos e frutas da nossa cidade. Outras possibilidades também irão surgir com a finalização desse trajeto”.

Durante o evento, a prefeita também afirmou que a Capital já iniciou seu envolvimento na rota. "Para Campo Grande, a rota já começou. O Chile já tem um escritório internacional aqui, e temos contato constante com outras delegações. Inclusive, estamos com uma delegação do Paraguai, que acabamos de receber no nosso gabinete. O monumento da Rila já foi inaugurado. Nós acreditamos que o futuro de Campo Grande também passa na Rota Bioceânica".

Claudio Cavol dirige caminhonete que será utilizada por equipe da Prefeitura de Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)
Claudio Cavol dirige caminhonete que será utilizada por equipe da Prefeitura de Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)

Na entrega, o presidente do SETLOG/MS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul) e precursor da Rila, Cláudio Cavol, explicou que esta terceira expedição será uma oportunidade de divulgar os benefícios do empreendimento para outras cidades de MS. "Os municípios de alguns países vizinhos estão muito mais entusiasmados do que alguns prefeitos de Mato Grosso do Sul".

Cavol também destaca que nesta terceira edição da expedição servirá para calcular a estimativa de gastos com combustível e outros percalços do trajeto. "O caminhão para ir e voltar vai gastar em torno de uns R$ 15 a R$ 18 mil de óleo diesel. Por enquanto, o frete é experimental, são 160 km de chão, tem uma ponte em reforma, tudo é uma experiência. Já mandamos duas caminhonetes precursoras que estudam os principais postos de parada, postos de gasolina, segurança para caminhoneiros e turistas".

Nesta nova viagem, o presidente do SETLOG/MS comenta que o objetivo é diminuir o tempo de espera nas aduanas. "Em 2013, ficamos nove horas para liberar 25 veículos, na primeira expedição. A rodovia tem que ser um corredor de exportação, tomara que ouçam e façam aduanas integradas para que no máximo em 30 minutos se avance para a próxima fronteira".

Delegação paraguaia - Durante o evento, o vereador paraguaio e vice-presidente da Junta Municipal de Concepción (Paraguai), Félix Ibañez, expressou sua satisfação e otimismo em relação à Rota Bioceânica, que terá impacto significativo na região. Equivalente à Câmara de Vereadores no Brasil, a Junta Municipal desempenha um papel crucial na representação dos interesses da comunidade.

Vereador Félix Ibañez comenta suas expectativas em relação à Rota Biocêanica (Foto: Juliano Almeida)
Vereador Félix Ibañez comenta suas expectativas em relação à Rota Biocêanica (Foto: Juliano Almeida)

“Sempre brigamos para que a Rota passasse pelo Paraguai e dessa maneira, fomentar a força comercial e econômica da nossa cidade. Pena que vai passar um pouco distante de Concepción, mas vai inflar a economia paraguaia, muito importante porque o chaco paraguaio é uma via importante”, comenta Félix.

Em relação à tradição de utilização do Porto de Concepción pelo estado de Mato Grosso do Sul, Ibañez afirmou que a cidade continua a oferecer essa oportunidade à área comercial do estado. O vereador paraguaio também revelou planos para impulsionar a parte industrial da região. “Estamos preparando uma fábrica que vai gerar muita fonte de renda”.

Expedição - A expedição visa demonstrar tecnicamente a viabilidade econômica do transporte de produtos exportados pelo Brasil. Além das 35 caminhonetes, a expedição de 10 dias incluirá uma carreta frigorífica com proteína animal, demonstrando na prática a viabilidade da rota para a exportação da produção brasileira.

A iniciativa busca reduzir a distância nas exportações brasileiras para a Ásia em mais de 9,7 mil quilômetros de rota marítima. Estudos indicam que, para a China, por exemplo, a Rota Bioceânica pode reduzir em 23% o tempo de transporte, aproximadamente 12 dias a menos do que pelo Oceano Atlântico.

A chegada da caravana em Campo Grande está prevista para o dia 5 de dezembro. Durante a expedição, serão verificadas a agilidade nas aduanas, buscando aprimorar os processos relacionados às relações comerciais, além de visitas às autoridades das localidades percorridas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias