ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, DOMINGO  04    CAMPO GRANDE 32º

Política

Presidente da Famasul será 5º de MS no debate sobre marco temporal no STF

A primeia reunião será realizada de forma híbrida, na sala de sessões da segunda turma do STF, às 14h

Por Lucas Mamédio | 04/08/2024 12:26
Presidente do sistema Famasul, Marcelo Bertoni (Foto: Divulgação)
Presidente do sistema Famasul, Marcelo Bertoni (Foto: Divulgação)

O presidente do sistema Famasul, Marcelo Bertoni, que também preside a Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), será o 5º representante de Mato Grosso do Sul na câmara de conciliação criada pelo ministro Gilmar Mendes no STF (Supremo Tribunal Federal) para discutir o marco temporal que terá primeira reunião nesta segunda-feira (5). Ele vai representar os produtores rurais nas discussões.

 “A decisão do Gilmar Mendes em reunir todas as partes envolvidas para este debate foi muito importante porque irá trazer o nosso sentimento. Até então, apenas os indígenas tiveram espaço para falar. Agora, vamos levar aos ministros o problema pela visão do produtor rural e buscar um entendimento comum", disse em nota.

Além de Bertoni, já estarão presentes no debate os sul mato-grossenses Eloy Terena, secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, o governador Eduardo Riedel (PSDB), escolhido pelo Fórum de Governadores para representar os estados brasileiros, Maurício Terena, coordenador jurídico da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e a senadora Tereza Cristina (PP), que vai compor a representação do Senado junto de outros senadores.

A primeia reunião será realizada de forma híbrida, na sala de sessões da segunda turma do STF, às 14h. A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos até 18 de dezembro deste ano. A comissão é formada por seis representantes indicados pela Apib, seis pelo Congresso Nacional, quatro pelo governo federal, dois dos estados e um dos municípios.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias