ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 23º

Política

Projeto concede ao cidadão direito de contraprova nos testes para covid-19

Propostas será avaliada pelos deputados após o recesso parlamentar na Assembleia

Leonardo Rocha | 19/07/2020 18:46
Projeto concede ao cidadão direito de contraprova nos testes para covid-19
Teste rápido feito em paciente em Campo Grande (Foto: Arquivo)

O projeto apresentado na Assembleia assegura ao cidadão, o direito de fazer um teste de contraprova para o diagnóstico de covid-19, no modelo sorológico, caso o resultado seja positivo ao vírus. A intenção é dar mais segurança ao paciente sobre esta testagem.

O autor da proposta, o deputado João Henrique Catan (PL), lembra que os testes rápidos não possuem 100% de eficácia no resultado, sendo necessário fazer esta contraprova, que vai incidir no tratamento do paciente, e nos dados mais efetivos sobre a situação da pandemia.

“A contraprova auxiliará a obter números mais próximos da realidade, estimando melhor a taxa de mortalidade do vírus, o avanço da pandemia a nível local, e contribuirá para a segurança e maior tranquilidade dos cidadãos”, justificou.

A proposta ainda estabelece que os profissionais que trabalham no controle da doença e na manutenção da ordem pública, que por isto, estão na chamada “linha de frente”, terão prioridade para realizar estes exames de contraprova.

“Os testes rápidos são mais sujeitos a entregarem resultados falso-negativos, quando a doença não aparece em uma pessoa infectada ou falso-positivos, quando a covid-19 se acusa em alguém que não carrega o vírus”, destaca ele.

A proposta vai seguir para CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) logo depois do recesso parlamentar na Assembleia, e em seguida irá ao plenário para votação dos deputados. Caso seja aprovado, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias