Projeto garante teste para detectar câncer de próstata em MS
O projeto de lei do deputado estadual Paulo Corrêa (PR) prevê a gratuidade de testes para homens com mais de 50 anos, ao menos uma vez por ano, para detectar câncer de próstata na rede publica de saúde.
“Já falei com o governador (André Puccinelli) que não temos uma política pública de saúde para o homem, faremos igual às mulheres, uma espécie de preventivo para evitar que as pessoas se tratem deste câncer quando já está bem adiantado”, explicou ele.
Com esta proposta o cidadão poderá procurar uma unidade de saúde para fazer a coleta e execução de testes que em cinco dias úteis, o paciente já terá o resultado dos laudos disponível via internet. Desta forma se for necessário poderá iniciar o tratamento.
O deputado ainda destacou que com esta prevenção, o próprio governo estadual irá economizar nos tratamentos de quimioterapia e radioterapia. “Os gastos são altos em cirurgias modernas e tratamentos que muitas vezes não evitam a morte, com esta prevenção poderemos oferecer a cura sem sequelas”, apontou ele.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é a segunda causa de morte nos homens, perdendo apenas para o de pulmão. Esta ação faz parte da campanha “Novembro Azul” que irá promover conscientização sobre o tema a sociedade, para que haja mais prevenção e diminuição no número de casos fatais.