Projeto quer apoio às mães quer perderam filhos durante gestação
intenção é divulgar mais informações sobre o tema e melhorar atendimento às gestantes que passaram por isto

O projeto apresentado na Assembleia busca dar apoio e criar campanhas para ajudar as mães que perderam seus filhos durante a gestação. A intenção é divulgar mais informações sobre o tema, dar voz às famílias que passaram por esta situação, além de promover um atendimento “humanizado” nos serviços de saúde quando estes casos ocorrerem.
“Ainda é um tabu falar sobre morte, ainda mais quando se trata do luto materno, na possibilidade de pais enterrarem seus filhos recém-nascidos, ou mesmo aqueles que morrem enquanto estão dentro da barriga de suas mães”, disse ao autor do projeto, o deputado Evander Vendramini (PP).
Ele destaca que muitas vezes em vez de um atendimento adequado, estas mães ouvem coisas que as deixam “mais deprimidas”, já que não dão o devido valor a situação. “muitas pessoas minimizam essa dor pelo simples fato de ser um bebê e que a tristeza pode acabar com a vinda de outra criança”, pontuou.
A proposta prevê a criação da “Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil”, que será comemorada todo ano, na semana do dia 15 de outubro. Nesta discussão haverá reuniões, palestras sobre o tema e apresentação de estudos sobre o “impacto emocional” para as vítimas.
O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário pelos deputados. Se for aprovado ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).