ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 30º

Política

Riedel cobra punição rigorosa após feminicídio de jornalista

Governador lamentou a morte de Vanessa Ricarte e falou sobre o impacto da violência doméstica na sociedade

Por Fernanda Palheta | 13/02/2025 08:35
Riedel cobra punição rigorosa após feminicídio de jornalista
Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), em vídeo gravado na manhã desta quinta-feira (13) (Foto: Reprodução)

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), usou as redes sociais na manhã desta quinta-feira (13) para lamentar a morte da jornalista Vanessa Ricarte, de 42 anos, assinada com três facadas pelo ex-noivo, Caio Nascimento, na noite de ontem (12). Impactado pelo segundo feminicídio do ano, Riedel defendeu a punição aos agressores e falou sobre os impactos da violência contra a mulher na sociedade.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), manifestou indignação pela morte da jornalista Vanessa Ricarte, 42 anos, vítima de feminicídio na noite de quarta-feira (12) em Campo Grande. A profissional, que trabalhava no Ministério Público do Trabalho, foi assassinada com três facadas pelo ex-noivo, Caio Nascimento, horas após ter solicitado medida protetiva na Delegacia da Mulher. Em vídeo publicado nas redes sociais, Riedel defendeu punição rigorosa aos agressores e lamentou a frequência de casos de violência contra a mulher no estado. O crime ocorreu quando a vítima foi buscar pertences em casa, mesmo acompanhada. Este é o segundo feminicídio registrado no estado em 2024. O autor foi preso em flagrante.

"Chegando no gabinete agora de manhã cedo e me deparei com a notícia do falecimento da Vanessa e fiquei profundamente impactado, indignado com essa situação por ela, pelas famílias, que são envolvidas em casos como esse, que ainda ocorrem com muito frequência no nosso estado. Isso não pode de maneira nenhuma passar com impunidade para ninguém envolvido na situação", disse o governador.

O tucano lamentou a morte violenta e se solidarizou às famílias, colegas de trabalho e amigos de Vanessa.

No vídeo, o governador ainda usou a hashtag "Todos por elas", campanha lançada em agosto do ano passado com o objetivo à prevenção e a diminuição dos casos de feminicídio em Mato Grosso do Sul, promovida pelos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Segundo feminicídio - Após sofrer as facadas na entrada da casa onde morada no Bairro São Francisco, a funcionária do MPT (Ministério Público do Trabalho) precisou ser levada pelo Corpo de Bombeiros para a Santa Casa, onde passou por cirurgia. Autor do crime, Caio foi preso em flagrante e apresentou resistência. Ainda não há informações sobre o velório da vítima.

Na madrugada desta quarta-feira (12), ela foi até a Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher) para denunciar o ex-noivo por violência e pedir medida protetiva, foi determinada. De tarde, ela foi até sua casa, acompanhada por um amigo, para pegar seus pertences. Ao chegar ao local, ela foi esfaqueada por Caio no tórax.

Amigos informaram que, na quarta, o ex-noivo teria postado em seus stories, em rede social, link para site de conteúdo adulto que teria relação com a vítima. Não se sabe se esse foi o motivo da denúncia na Deam. A publicação foi apagada em seguida.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias