ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 29º

Política

Riedel falará na Suíça sobre ações para uma transição na matriz energética em MS

Governador viajou para Zurique com Verruck e empresários para fórum econômico

Por Maristela Brunetto | 22/01/2025 08:42
Riedel falará na Suíça sobre ações para uma transição na matriz energética em MS
Riedel em evento anterior do Lide, realizado em outubro de 2024 em Londres (Foto: Arquivo/ Assessoria Governo)

As ações para uma transição na matriz energética de Mato Grosso do Sul serão o tema de palestra que o governador Eduardo Riedel fará nesta quinta-feira (23) em Zurique, na Suíça, para onde viajou ontem (21) para participar do Brazil Economic Forum. O evento é organizado pelo Lide- Gupo de Líderes Empresariais e ocorre concomitante ao Fórum Econômico Mundial de 2025, que é realizado em Davos, com lideranças de vários países.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participa do Brazil Economic Forum em Zurique, na Suíça, para apresentar as ações do estado na transição para uma matriz energética sustentável. Em um painel sobre energia, ele destacará os esforços para alcançar a neutralidade de carbono até 2030, baseados em cinco eixos: agronegócio, energia, indústrias, gestão de resíduos e uso da terra e florestas. Riedel ressaltará o sucesso de Mato Grosso do Sul em gerar energia majoritariamente a partir de fontes renováveis, com destaque para a energia solar e biomassa, e buscará atrair investimentos estrangeiros.

Riedel participará de um painel sobre energia junto com o governador Ibaneis Rocha (DF), Celso Fiori, diretor de soluções climáticas naturais e bioenergia da Mercuria no Brasil; o CEO da W-Energy, Wagner Carvalho e a professora e superintendente de Gestão Ambiental da USP, Patricia Iglecias.

Em sua fala, o governador vai apontar os esforços do Estado para alcançar a condição de carbono neutro até 2030 e as escolhas econômicas e ambientais relacionadas a isso, com cinco eixos, relacionados ao agronegócio, energia, indústrias, gestão de resíduos e mudança no uso da terra e florestas. O Estado adotou em 2014 a Política Estadual de Mudanças Climáticas e o Plano Carbono Neutro é de 2021.

Segundo a assessoria do Governo, no ano de 2023 o Estado produziu 7,236 milhões de quilowatts (kW) de energia- dado da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com 92% da matriz elétrica vinda de fontes renováveis. A energia solar produziu por 49,30% do total, de usinas de biomassa vieram 37,21% e de centrais hidrelétricas vieram 5,51%. Fontes não renováveis, como termelétricas a gás ou diesel, responderam por 7,98% da energia gerada.

O governador foi para a Suíça acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, e o presidente da Fiems, Sérgio Longen. Ele já esteve em outros fóruns empresariais internacionais para divulgar potencialidades do Estado e atrair atividades empresárias, como Londres e Nova Iorque.

O evento do Lide terá como abertura o painel “A multilateralidade econômica, o desenvolvimento e fatores sociais”, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o presidente da Febraban, Isaac Sidney. A divulgação do encontro também menciona a participação de outros governadores - Ronaldo Caiado (GO), Wanderlei Barbosa (TO) e Helder Barbalho (PA)- além de executivos de bancos e instituições financeiras, membros do Judiciário e congressistas. Na pauta, estão assuntos ligados ao desenvolvimento econômico e sustentabilidade, abordando oportunidades e desafios.

Nos siga no Google Notícias