ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Política

Secretaria de Cidadania será instalada a partir do dia 2 de janeiro

SEC será responsável por coordenar oito subsecretarias de políticas públicas

Por Jhefferson Gamarra e Jackeline Oliveira | 15/12/2023 16:11
Secretaria de Cidadania será instalada a partir do dia 2 de janeiro
Titular da pasta será a atual secretária-adjunta da Setescc, Viviane Luiza da Silva (Foto: Arquivo Pessoal)

Em um balanço do primeiro ano de sua gestão, o governador Eduardo Riedel (PSDB) reforçou nesta sexta-feira (15) o desmembramento da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e a consequente criação da SEC (Secretaria de Estado de Cidadania). Essa nova pasta será responsável por coordenar oito subsecretarias de políticas públicas voltadas para diversas comunidades.

A atual secretária-adjunta da Setescc, Viviane Luiza da Silva, assumirá a titularidade da nova secretaria a partir de 2 de janeiro. Riedel comparou a estrutura governamental a um time de futebol, enfatizando que essa será a única mudança estrutural para o próximo ano.

Secretaria de Cidadania será instalada a partir do dia 2 de janeiro
Governador Eduardo Riedel durante apresentação do balanço de 2023 (Foto: Paulo Francis)

“Técnico de futebol tem isso, tem o time, tem banco, tem fim de temporada, tem troca de titular por reserva. O importante é o técnico saber exatamente qual é a sua situação e para onde vai levar o time. Então, de maneira muito tranquila, qualquer modificação que haja tem essa premissa. O governo não muda sua linha em função de pessoas, as pessoas se adaptam aos objetivos daquilo que a gente quer encaminhar”, explicou o governador.

Com essa reorganização, a antiga SETESCC perderá um C e passará a ser SETESC, agora representando apenas Turismo, Esporte e Cultura, e ainda ficará sob a liderança de Marcelo Mirada.

Já a SEC (Secretaria de Estado de Cidadania) será a responsável pela coordenação das subsecretarias de políticas públicas (para Mulheres, para Promoção da Igualdade Racial, para Povos Originários, para Juventude, LGBTQIA+, para a Pessoa com Deficiência, para Pessoas Idosas e de Assuntos Comunitários).

Viviane Luiza da Silva, futura titular da SEC, possui ampla formação acadêmica, sendo graduada em História pela UCDB, mestre em Desenvolvimento Local pela mesma universidade e Ph.D em Antropologia pela Universidade de Manitoba, no Canadá. Sua trajetória inclui pesquisa em conexão com projetos de etnografia do Brasil e atuação como conservadora no Museu Dom Bosco, além de 20 anos de trabalho junto a comunidades indígenas em Mato Grosso do Sul, onde idealizou projetos culturais e atuou como assessora para associações indígenas visando o desenvolvimento econômico dessas comunidades.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias