ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 26º

Política

Secretário de Cultura assume instituto estratégico para os rumos do PSDB em MS

Marcelo Miranda é o novo presidente do Instituto Teotônio Vilela, berço de discussões e formação dos "tucanos"

Por Danielly Escher | 14/12/2023 15:34
Marcelo Miranda ao lado de Reinaldo Azambuja durante o anúncio da nova função (Foto: Rede social)
Marcelo Miranda ao lado de Reinaldo Azambuja durante o anúncio da nova função (Foto: Rede social)

Atual secretário estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda passa agora a acumular mais uma função, neste caso algo direcionado às articulações envolvendo a sigla da qual faz parte, o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Será presidente em Mato Grosso do Sul, do ITV (Instituto Teotônio Vilela), criado para "pensar, debater e planejar políticas para o desenvolvimento econômico e social do país".

Quem gosta de acompanhar os bastidores da política sabe como um cargo assim tem representatividade dentro dos partidos. A maioria das siglas tem institutos sem fins lucrativos para investir em formação política envolvendo cursos, seminários e palestras.

"Agradeço a confiança, fico feliz por discutir, trazer o tema da social democracia. Neste momento precisamos deste equilíbrio, fundamental para a qualificação dos candidatos e gestores", declarou o novo presidente do instituto.

Ao dar posse a Marcelo Miranda, o ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente estadual do PSDB, disse: "Tenho certeza de que ele vai ter um grande desafio com a formação política de bons quadros, boa representatividade, quadros comprometidos para as eleições municipais do ano que vem".

O instituto dos tucanos, que leva o nome de um ex-senador alagoano, tem sede em Brasília e está em 26 estados brasileiros. É um espaço para discutir áreas da administração pública como agricultura, inovação, combate à corrupção, economia, educação, infraestrutura, saúde e segurança pública.

Recentemente, no dia 6 de dezembro, o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) foi eleito presidente do Instituto em Brasília, criado em 1995 para divulgar princípios e ideias adotados pelo PSDB.

Aécio Neves destacou que o órgão será valioso para ajudar o partido a recuperar o protagonismo na cena política nacional: “Somos oposição ao atual governo e através do ITV, com a participação de economistas, intelectuais de várias áreas e políticos, vamos aprofundar o debate”, destacou.

O Instituto Teotônio Vilela recebe mais de 20% dos recursos do Fundo Partidário da sigla. Em 2022, foram R$ 13,4 milhões (23,6% do fundão). Neste ano, a organização recebeu R$ 2,5 milhões (22%), segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Cenário local - O PSDB tem hoje 50 prefeitos filiados em Mato Grosso do Sul, 14 deles vieram para a sigla este ano. Segundo Reinaldo Azambuja, o primeiro semestre de 2024 "terá foco na formação de quadros, escolha ou preparação de candidatos que tenham liderança política e capacidade para bons planos de governo".

O PSDB ainda conta com 17 vice-prefeitos, 243 vereadores, 6 deputados estaduais e 3 federais, além do governador do Estado, Eduardo Riedel.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias