ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 21º

Política

Secretário de Cultura assume instituto estratégico para os rumos do PSDB em MS

Marcelo Miranda é o novo presidente do Instituto Teotônio Vilela, berço de discussões e formação dos "tucanos"

Por Danielly Escher | 14/12/2023 15:34
Marcelo Miranda ao lado de Reinaldo Azambuja durante o anúncio da nova função (Foto: Rede social)
Marcelo Miranda ao lado de Reinaldo Azambuja durante o anúncio da nova função (Foto: Rede social)

Atual secretário estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda passa agora a acumular mais uma função, neste caso algo direcionado às articulações envolvendo a sigla da qual faz parte, o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Será presidente em Mato Grosso do Sul, do ITV (Instituto Teotônio Vilela), criado para "pensar, debater e planejar políticas para o desenvolvimento econômico e social do país".

Quem gosta de acompanhar os bastidores da política sabe como um cargo assim tem representatividade dentro dos partidos. A maioria das siglas tem institutos sem fins lucrativos para investir em formação política envolvendo cursos, seminários e palestras.

"Agradeço a confiança, fico feliz por discutir, trazer o tema da social democracia. Neste momento precisamos deste equilíbrio, fundamental para a qualificação dos candidatos e gestores", declarou o novo presidente do instituto.

Ao dar posse a Marcelo Miranda, o ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente estadual do PSDB, disse: "Tenho certeza de que ele vai ter um grande desafio com a formação política de bons quadros, boa representatividade, quadros comprometidos para as eleições municipais do ano que vem".

O instituto dos tucanos, que leva o nome de um ex-senador alagoano, tem sede em Brasília e está em 26 estados brasileiros. É um espaço para discutir áreas da administração pública como agricultura, inovação, combate à corrupção, economia, educação, infraestrutura, saúde e segurança pública.

Recentemente, no dia 6 de dezembro, o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) foi eleito presidente do Instituto em Brasília, criado em 1995 para divulgar princípios e ideias adotados pelo PSDB.

Aécio Neves destacou que o órgão será valioso para ajudar o partido a recuperar o protagonismo na cena política nacional: “Somos oposição ao atual governo e através do ITV, com a participação de economistas, intelectuais de várias áreas e políticos, vamos aprofundar o debate”, destacou.

O Instituto Teotônio Vilela recebe mais de 20% dos recursos do Fundo Partidário da sigla. Em 2022, foram R$ 13,4 milhões (23,6% do fundão). Neste ano, a organização recebeu R$ 2,5 milhões (22%), segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Cenário local - O PSDB tem hoje 50 prefeitos filiados em Mato Grosso do Sul, 14 deles vieram para a sigla este ano. Segundo Reinaldo Azambuja, o primeiro semestre de 2024 "terá foco na formação de quadros, escolha ou preparação de candidatos que tenham liderança política e capacidade para bons planos de governo".

O PSDB ainda conta com 17 vice-prefeitos, 243 vereadores, 6 deputados estaduais e 3 federais, além do governador do Estado, Eduardo Riedel.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias