Secretário especial do Esporte é mais um nome de MS no governo Bolsonaro
General da reserva Marco Aurélio Vieira, natural de Corumbá, foi nomeado pelo ministro Osmar Terra
Mato Grosso do Sul terá mais um nome na gestão do governo de Jair Bolsonaro (PSL). O ministro da Cidadania, Osmar Terra, apresentou os nomes dos secretários especiais da nova pasta. O general da reserva do Exército, desde 2002, Marco Aurélio Vieira, será o responsável pela Secretaria Especial do Esporte.
Marco Aurélio é natural de Corumbá, a 419 km de Campo Grande, é professor de educação física, paraquedista e foi técnico de pentatlo moderno, além de ter sido atleta de natação e polo aquático. O general foi diretor-executivo de Operações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Também participou do planejamento e da execução do revezamento da tocha olímpica.
“O esporte também cumpre papel social e tem grande interação com a cultura em todas as civilizações. Nossa ideia é fazer com que o trabalho de sucesso até hoje realizado seja potencializado”, afirmou o secretário.
O general afirmou que entre as suas prioridades está o Bolsa-Atleta. “É uma conquista importante tanto para os profissionais da área como para a sociedade brasileira. Vamos aprimorá-lo trabalhando com racionalidade na captação e formação de atletas, bem como na atuação junto às federações e confederações. O envolvimento de todos é necessário para produzirmos mais resultados com menos custos”, disse ele, mencionando ainda que a Lei de Incentivo ao Esporte deverá ser potencializada.
Além de Marco Aurélio, o Estado terá em Brasília mais dois ministros. A deputada federal Tereza Cristina (DEM) foi um dos primeiros nomes definidos por Bolsonaro após o fim das eleições, assumindo o Ministério da Agricultura. O ex-deputado federal e ex-secretário de Saúde por Campo Grande, Luiz Henrique Mandetta (DEM), assumiu o Ministério da Saúde.