Sem custo, Portal da Transparência facilita acesso a gastos do governo
Durante lançamento na manhã desta quinta-feira (29) do Portal da Transparência, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) destacou que a população terá mais facilidade em obter informações quanto aos custos, gastos, investimentos e até salário dos funcionários e equipe de governo, através da ferramenta apresentada hoje.
Pelo portal, será possível ter acesso a contratos, licitações, receitas, repasses e convênios, além de conseguir planilhas, tudo de forma ágil e em tempo real, sem a necessidade de cadastrar senhas, eliminando a burocratização.
Em seu discurso, Reinaldo disse que a concretização do portal foi um compromisso de campanha, que tinha como prioridade, tornar a gestão participativa, integrando as secretarias e órgãos. “Já que as informações são públicas, não há o que esconder", afirma.
Ele citou como exemplo, a polêmica obra do Aquário do Pantanal, iniciada na gestão do ex-governador André Puccinelli (PMDB). "Agora as pessoas poderão saber sobre o andamento das obras do Aquário e o quanto foi investido e gasto até o momento. As pessoas precisam conhecer o governo por dentro", ressalta.
O governador destacou que a elaboração do portal não onerou as despesas do Estado, já que foi criado pelos próprios funcionários da administração. "Não precisamos chamar ninguém de fora", disse.
O secretário de Governo, Eduardo Riedel, disse que a demora em concluir o portal ocorreu devido a criação de um novo sistema contábil adotado pela administração. Com isso, todas as secretarias precisaram se adaptar para enviar as informações ao portal, que será atualizado diariamente.
"Essa versão é 1.0, mas já estudamos uma nova versão para o futuro, mais dinâmica", revela. Ele destacou que o lay out do portal também foi pensado para simplificar o acesso do usuário, que poderá, inclusive, extrair as informações para uma planilha de Excel.
Para exemplificar a transparência, Riedel chegou a acessar o valor do salário do governador, divulgando o valor bruto de R$ 15.235,56, enfatizando que no início do ano Reinaldo solicitou redução de seus ganhos.
Para incentivar o acesso, o superintendente de comunicação do governo, Rodrigo Mendes, explicou que uma grande campanha será realizada na mídia, inclusive em praças e locais de grande fluxo de pessoas, com a entrega de panfletos.
A equipe vai disponibilizar o telefone 3318 3600 para dúvidas e sugestões e o e-mail transparência@ms.gov.br. As informações referentes aos anos anteriores também estão disponíveis no portal. O portal pode ser acessado pelo endereço www.transparencia.ms.gov.br