ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 24º

Política

Sem quórum mínimo de novo, sessão da Assembleia dura apenas 12 minutos

Apenas 2 deputados estaduais estavam presentes no Plenário; participação remota não totalizou o mínimo de 16

Gabriela Couto | 21/09/2022 10:04
Sem quórum mínimo de novo, sessão da Assembleia dura apenas 12 minutos
Sem quórum mínimo de novo, sessão da Assembleia dura apenas 12 minutos
Sessão híbrida da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (21) não teve quórum mínimo para votar projetos. (Foto: Reprodução)

A sessão desta quarta-feira (21) na Assembleia Legislativa durou apenas 12 minutos. Sem o quórum mínimo qualificado, que são 16 deputados, o presidente em exercício da Mesa Diretora, Herculano Borges (Solidariedade), teve que retirar de pauta os três projetos que estavam na ordem do dia de hoje.

“Essa presidência fará a contagem para recomposição para analisar a pauta de hoje. Precisamos de 16 deputados, mais o presidente”, anunciou Herculano. Depois de confirmar a falta de colegas online, teve que tomar a decisão de não votar as matérias por 'razões regimentais'.

Estavam presentes no plenário Júlio Maia apenas Herculano e o deputado Pedro Kemp (PT). Vale ressaltar que na sessão de ontem (20), o presidente da Mesa Diretora, Paulo Corrêa havia anunciado que estaria ausente, mas cobrou os demais a participar das votações de forma online. Porém o aviso não surtiu efeito, pois nem mesmo dez deputados estavam online de forma remota.

Dos 24 deputados, apenas Felipe Orro (PSD) não busca a reeleição no dia 2 de outubro, ou seja, daqui a 11 dias. Além disso Capitão Contar (PRTB) disputa as eleições como candidato a governador, como cabeça de chapa, e Barbosinha (PP) é candidato a vice-governador na chapa de Eduardo Riedel (PSDB). As sessões ocorrem todas as terças, quartas e quintas-feiras, às 9h. A população pode acompanhar a transmissão ao vivo pelas redes sociais da Casa de Leis.

CCJR – A falta de quórum também foi motivo pelo qual a principal comissão da Casa de Leis não realizou a reunião semanal nesta quarta-feira. O presidente da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), Gerson Claro (PP), usou a palavra durante a sessão ordinária para justificar a situação.

“Nós hoje abrimos a CCJ e por um momento tínhamos o deputado Reinaldo Modesto (Podemos) e Paulo Duarte (PSB) na estrada. O Evander Vendramini (PP) não conseguiu conexão e só tinha o Barbosinha (PP), por isso não tivemos quórum e não pudemos realizar a reunião. Não sei se foi essa chuva e o pessoal viajando, mas comunicamos que faremos a extraordinária”, afirmou. Gerson não soube informar, no entanto, quando faria a reunião. “Estamos fazendo contato. Algumas pessoas estão em trânsito. Assim que puder vamos fazer a extraordinária”.

O presidente da Casa, Paulo Corrêa, pediu votação das emendas ao projeto 192/2022 do Poder Executivo que regulamenta o transporte intermunicipal, com mais celeridade. “Peço que votem hoje ou amanhã cedo as emendas ao projeto com a Comissão de Turismo”, solicitou. O texto precisa ser aprovado em todas as votações e ser sancionado pelo governo até o dia 31 de outubro.

Nos siga no Google Notícias