Deputado participa de sessão pelo celular enquanto dirige em MS
Lucas de Lima (PDT) justificou que estava saindo do estacionamento quando participou da votação remota
Durante sessão ordinária realizada de forma hibrida na manhã desta terça-feira (20) na ALMS (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul), o deputado estadual Lucas de Lima (PDT) participou, inclusive declarando voto em um dos projetos, enquanto dirigia.
A sessão foi marcada pela falta de quórum, pois a maioria dos parlamentares está em campanha para reeleição. A falta de compromisso de alguns rendeu até rendeu um puxão de orelha do presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa (PSDB).
“Primeiro solicito aos senhores deputados novamente, faltam duas semanas, praticamente seis sessões antes da eleição. Peço o empenho do nosso compromisso, das nossas sessões, para não deixar projeto sem votar. Estou pedindo encarecidamente”, disse o presidente abrir a sessão.
A maioria dos parlamentares acompanharam a sessão de maneira remota de casa ou do escritório e alguns dentro de veículos, porém sentado no banco do carona. Mas no caso do pedetista, era possível notar pela transmissão da assembleia que ele estava dirigindo durante a participação, o que configura infração de trânsito. (Vídeo acima)
Admitindo o erro, o parlamentar justificou que assim como outros deputados, participou da sessão dentro do veículo e que o flagra aconteceu no “momento em que estava saindo do estacionamento”.
Vale ressaltar que o uso do aparelho celular enquanto dirige é proibido pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Não chega a ser considerado crime de trânsito, contudo, é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e aplicação de 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).