Sessão solene em homenagem a Dom Bosco e seminário acontecem nesta segunda
Seminário que debaterá os impactos dos agrotóxicos na sociedade e homenagem solene em comemoração ao Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco fazem parte da agenda desta segunda-feira (17), na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul.
Os deputados estaduais debaterão os impactos dos agrotóxicos na sociedade durante seminário a partir das 13h, no Plenário Deputado Júlio Maia.
A proposta do debate veio de uma proposição dos deputados estaduais Amarildo Cruz (PT) e Pedro Kemp (PT) e pelo deputado federal Zeca do PT.
De acordo com os dados do Boletim Anual de Produção, Importação e Vendas de Agrotóxicos do Brasil do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no período de quatro anos entre 2009 e 2013, a venda de agrotóxicos que é medida pela quantidade de ingrediente ativo nos produtos cresceu 114,11% em Mato Grosso do Sul, passando de 10,147 mil toneladas para 24,770 mil toneladas. Conforme o Ibama, com esse volume, Mato Grosso do Sul se manteve neste período como o oitavo maior consumidor de agrotóxicos do país.
A homenagem ao Dom Bosco acontece às 19h durante a sessão solene em comemoração por iniciativa do presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (PMDB).
Dom Bosco nasceu em Castelnuovo, na Itália em 16 de agosto de 1815 e morreu em 31 de janeiro de 1888. Foi camponês, estudante, aprendiz de vários ofícios, padre e educador. Dom Bosco tinha sensibilidade para captar, mediante várias experiências, o abandono e os perigos em que se achavam os jovens de seu tempo.