ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 25º

Política

Tereza Cristina peita partido e mantém adversários de Temer em comissão

Paulo Nonato de Souza | 28/06/2017 11:58
Deputada sul-mato-grossense rejeita recomendação da direção nacional do seu partido e não substitui colegas na CCJ da Câmara (Foto: Divulgação)
Deputada sul-mato-grossense rejeita recomendação da direção nacional do seu partido e não substitui colegas na CCJ da Câmara (Foto: Divulgação)

A deputada federal Tereza Cristina (PSB/MS), líder do seu partido na Câmara dos Deputados, anunciou nesta quarta-feira, 28, que vai manter os deputados Danilo Forte (PSB-CE) e Fábio Garcia (PSB-MT) como membros titulares da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Sua decisão contraria o pedido da direção da sigla para a substituição dos dois parlamentares por estarem dispostos a votar pela rejeição da denúncia de corrupção passiva apresentada pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer.

Como parte da bancada do PSB na Câmara identificou os deputados Danilo Forte e Fábio Garcia como contrários à denúncia de Rodrigo Janot, o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, admitiu recomendar à líder que substituísse os dois parlamentares por outros favoráveis à abertura de processo contra Michel Temer.

Para contestar a recomendação, a parlamentar sul-mato-grossense recorreu ao regimento interno da Câmara, onde diz que cabe exclusivamente ao líder indicar membros das comissões permanentes e provisórias, incluindo a Comissão de Constituição e Justiça.

“Enfatizamos que a prerrogativa de indicar membros de comissões na bancada socialista é do líder do PSB na Câmara. Reitero que não substitui ninguém da CCJ e não o farei”, diz nota da líder Tereza Cristina encaminhada para a direção nacional do partido, que defende a renúncia de Temer sob a justificativa de falta de governabilidade e recomenda à sua bancada a aceitação da denúncia do procurador, tanto na CCJ quanto no plenário.

A bancada do PSB esteve sempre dividida em relação ao governo. Ao mesmo tempo que indicou o deputado pernambucano Fernando Filho para o Ministério de Minas e Energia, a executiva nacional da legenda aprovou documento recomendando o desembarque do governo, e agora apoia a abertura de investigação na Câmara para transformar o presidente Michel Temer em réu por corrupção.

Veja a íntegra da nota da líder do PSB:

“Informo que os deputados federais Danilo Forte (PSB- CE) e Fabio Garcia (PSB – MT) permanecem como titulares da Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara dos Deputados.

Enfatizamos que a prerrogativa de indicar membros de comissão na bancada socialista é do líder do PSB na Câmara. Reitero que não substitui ninguém da CCJ e não o farei. Assim informo que tal notícia não tem procedência e quem a informou não tem legitimidade para fazê-lo.

Dep. Tereza Cristina
Líder do PSB na Câmara dos Deputados”

Nos siga no Google Notícias