Urnas começam a ser preparadas para votação do dia 15 em Dourados
São 638 urnas que estão sendo lacradas; 83 vão para 3 cidades vizinhas
As 638 urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais do dia 15 deste mês em Dourados, Douradina, Laguna Carapã e Itaporã começaram a ser carregadas com dados dos eleitores e dos candidatos, lacradas e conferidas nesta quinta-feira (5) no Cartório Eleitoral de Dourados. O processo é chamado de “inseminação” das urnas.
Representante do Ministério Público Eleitoral, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), dos partidos e coligações foram convocados pelos juízes da 43ª José Domingues Filho e da 18ª zona eleitoral César de Souza Lima para acompanhar os procedimentos.
Hoje e amanhã (6), das 8h às 19h, estão preparadas as urnas eletrônicas das 241 seções da 43ª zona eleitoral de Dourados, 21 de Laguna Carapã e 45 de Itaporã.
No sábado (7) e domingo (8), será feita a inseminação das urnas das 331 seções de votação da 18ª zona, sendo 314 em Dourados e 17 no município de Douradina.
As urnas começam a ser entregues aos presidentes de mesa na segunda-feira, com horário agendado e pelo sistema de drive-thru para evitar aglomeração devido à pandemia do novo coronavírus. As urnas da 43ª zona serão entregues nos dias 9 e 10. Da 18ª serão entregues nos dias 11 e 12.
“A auditagem e testes nas urnas são formalidade essencial para assegurar a lisura, a confiabilidade e a transparência do pleito. Importante ressaltar que as urnas brasileiras são exemplo de segurança, de eficiência e retratam com fidedignidade o voto soberano e livre do eleitor”, afirmou o promotor eleitoral da 43ª zona, João Linhares Junior, que acompanhou hoje os testes dos equipamentos.
Segundo ele, apesar de “teses conspiratórias desprovidas de fundamento fático”, jamais se provou fraude ou alteração do resultado das urnas. “As urnas não têm acesso à internet, o que impede ataques de hackers. A totalização é rigorosamente acompanhada não só pelo presidente da seção, como também por funcionários da Justiça Eleitoral, advogados dos candidatos, fiscais de partidos e imprensa", declarou o promotor.
O município de Dourados tem 164.395 eleitores aptos ao voto. São 91.226 eleitores nas 314 seções de votação da 18ª zona e 73.169 nas 241 seções da 43ª zona eleitoral. No total, Dourados terá no dia 15 de novembro 82 locais de votação com 555 seções o eleitor registrar o voto.
Nestas eleições, sete candidatos a prefeito e 343 candidatos a vereador estão aptos a receber os votos dos douradenses. Dos 19 atuais vereadores, quatro não disputam novo mandato – Alan Guedes (PP) é candidato a prefeito e Idenor Machado (PSDB), Madson Valente (DEM) e Alberto Alves dos Santos, o Bebeto (PTB), desistiram de tentar a reeleição.