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Política

Vereadores aprovam "grau de moto" como esporte na Capital

Prática deve ser em espaços licenciados, garantindo segurança tanto para os praticantes quanto para o público

Por Jhefferson Gamarra | 31/10/2024 16:12
Jovem motociclista empinando moto em Campo Grande (Foto: Reprodução)
Jovem motociclista empinando moto em Campo Grande (Foto: Reprodução)

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou nesta quinta-feira (31), em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 11.293/24, de autoria do vereador Roberto Santana, o Betinho (Republicanos), que propõe o reconhecimento oficial da prática de acrobacias em motocicletas, popularmente conhecidas como "grau" ou "wheeling", como modalidade esportiva no município.

O "grau de moto" consiste em manobras que exigem alta habilidade e equilíbrio dos motociclistas, como empinar a moto e realizar outras acrobacias. De acordo com a proposta, a prática deverá ocorrer exclusivamente em locais apropriados, com pistas licenciadas para essa finalidade, atendendo a normas específicas de segurança. A CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) já reconhece o "wheeling" como modalidade esportiva e promove campeonatos nacionais desde 2013.

Betinho argumentou que o reconhecimento oficial do "grau de moto" como esporte pode ajudar a transformar o cenário do motociclismo acrobático em Campo Grande, fornecendo espaços seguros e regulamentados para praticantes e afastando a prática irregular em vias públicas.

"O objetivo é incentivar a prática esportiva e criar oportunidades de lazer e turismo para Campo Grande. Além disso, é fundamental afastar a prática irregular em vias públicas, garantindo segurança para todos”, defendeu o vereador.

O projeto de lei também estabelece requisitos para os locais de prática, incluindo pistas asfaltadas de no mínimo 80 metros de comprimento e 25 metros de largura, além de áreas reservadas para o público e proteção aos pilotos. A utilização de equipamentos de segurança, como capacetes e trajes adequados, é obrigatória, em conformidade com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Com a aprovação entre os parlamentares, o projeto agora segue para a sanção da prefeita, que poderá vetar ou sancionar a proposta.

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