ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Política

Vereadores aprovam "grau de moto" como esporte na Capital

Prática deve ser em espaços licenciados, garantindo segurança tanto para os praticantes quanto para o público

Por Jhefferson Gamarra | 31/10/2024 16:12
 Vereadores aprovam "grau de moto" como esporte na Capital
Jovem motociclista empinando moto em Campo Grande (Foto: Reprodução)

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou nesta quinta-feira (31), em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 11.293/24, de autoria do vereador Roberto Santana, o Betinho (Republicanos), que propõe o reconhecimento oficial da prática de acrobacias em motocicletas, popularmente conhecidas como "grau" ou "wheeling", como modalidade esportiva no município.

O "grau de moto" consiste em manobras que exigem alta habilidade e equilíbrio dos motociclistas, como empinar a moto e realizar outras acrobacias. De acordo com a proposta, a prática deverá ocorrer exclusivamente em locais apropriados, com pistas licenciadas para essa finalidade, atendendo a normas específicas de segurança. A CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) já reconhece o "wheeling" como modalidade esportiva e promove campeonatos nacionais desde 2013.

Betinho argumentou que o reconhecimento oficial do "grau de moto" como esporte pode ajudar a transformar o cenário do motociclismo acrobático em Campo Grande, fornecendo espaços seguros e regulamentados para praticantes e afastando a prática irregular em vias públicas.

"O objetivo é incentivar a prática esportiva e criar oportunidades de lazer e turismo para Campo Grande. Além disso, é fundamental afastar a prática irregular em vias públicas, garantindo segurança para todos”, defendeu o vereador.

O projeto de lei também estabelece requisitos para os locais de prática, incluindo pistas asfaltadas de no mínimo 80 metros de comprimento e 25 metros de largura, além de áreas reservadas para o público e proteção aos pilotos. A utilização de equipamentos de segurança, como capacetes e trajes adequados, é obrigatória, em conformidade com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Com a aprovação entre os parlamentares, o projeto agora segue para a sanção da prefeita, que poderá vetar ou sancionar a proposta.

Nos siga no Google Notícias