Em nova fase, Lava Jato manda prender marqueteiro de Lula e Dilma
Também alvo operação de hoje a empreiteira Odebrecht
O publicitário João Santana, marqueteiro de campanhas presidenciais petistas, é alvo da nova fase da Operação Lava Jato, deflagrada na manhã desta segunda-feira (22). Além de João Santana, a empreiteira Odebrecht também é alvo na 23ª fase.
Pelo menos 300 policiais federais cumprem 51 mandados judiciais, dos quais 38 de busca e apreensão, seis de prisão temporária e cinco de condução coercitiva. Os mandados são cumpridos na Bahia (Salvador e Camaçari), Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Petrópolis e Mangaratiba e São Paulo capital, Campinas e Poá.
De acordo com informações da Folha de São Paulo, estão sendo feitas buscas e apreensões no apartamento do publicitário, em um bairro nobre de Salvador.
Há mandado de prisão contra o marqueteiro, que foi responsável pela campanha de Lula, em 2006, e de Dilma Rouseff (2010 e 2014). Ainda segundo informações da imprensa nacional, o publicitário está na República Dominicana, onde trabalha na reeleição do presidente Danilo Medina.
A 23ª fase da Operação foi denominada Acarajé, em alusão ao termo utilizado por alguns investigados para nominar dinheiro em espécie, segundo informações da Agência Brasil. Às 10 horas, a Polícia Federal em Curitiba concederá uma entrevista coletiva sobre o mandados de hoje.