Posto de saúde cheio faz leitora esperar atendimento sentada no chão
Uma leitora de 35 anos que optou por não se identificar, denunciou a redação do Campo Grande News via aplicativo WhatsApp a demora no atendimento no posto de saúde 24Hrs do bairro Coronel Antonino em Campo Grande. Segundo a leitora, que trabalha como auxiliar administrativa, após sentir muita febre resolveu ir até a unidade de saúde onde chegou por volta das 12h20min de hoje(10). Sem onde sentar, ela ficou no chão.
Além da falta de atendimento a auxiliar denuncia a falta de cadeiras suficientes no local e por isso muitas pessoas aguardam o atendimento em pé e que ela chegou a se sentar no chão por não encontrar cadeiras livres.
Ela alega que o posto está totalmente parado, os médicos não chamam nenhum paciente a mais de 1 hora e que há muitas crianças e idosos no local aguardando atendimento.
Em resposta, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) afirma que, por se tratar de uma unidade de urgência e devido às condições climáticas desta época do ano, tempo seco e frio, há o aumento de casos de doenças virais e é comum uma demanda maior que o normal. Conforme a secretaria, os médicos estão trabalhando em escala cheia e que como é de praxe casos mais graves terão preferencia no atendimento.
Em relação ao mobiliário, a Sesau informa que está sendo feito um levantamento em todas as unidades do que está necessitando a compra ou troca de materiais como e adequação do espaço físico e que será feita uma licitação para aquisição.
A Sesau disponibiliza o telefone da ouvidoria do SUS:3314-9955, no qual as pessoas podem fazer sugestões, reclamações, garantindo o anonimato e o retorno ao cidadão.