ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Saúde em Equilíbrio

Você sabia que as nossas sensações são únicas?

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 03/01/2024 13:49

Você sabia que cada Ser Humano é único e as incríveis variações de percepções que nosso corpo nos proporciona também são únicas e intransferiveis? Compreender que não há duas experiências idênticas é crucial, especialmente quando falamos de sensações como dor, calor e frio. Imagine, uma mesma doença ou lesão pode se manifestar de maneira distinta em diferentes pessoas.

Para alguns, a dor pode ser mais intensa, enquanto outros experimentam sensações mais sutis. Essas nuances são intrínsecas à nossa individualidade biológica. Para nós, profissionais da saúde, essa diversidade de percepções é vital ao traçar condutas terapêuticas. Técnicas que podem ser eficazes para um paciente podem não ser as mais adequadas para outro. Respeitamos a variedade de tolerâncias à dor e adaptamos nossas abordagens de forma personalizada.

Nossa dica de hoje é: observe as especificidades do seu sistema, a individualidade biológica vai além da genética, abrangendo vivências traumáticas, uso de analgésicos/opióides e até mesmo questões emocionais como depressão e ansiedade. Esses fatores moldam a forma como percebemos as sensações, influenciando nas melhores escolhas terapêuticas para cada caso. Suas experiências já vivenciadas fazem total diferença na conduta do seu tratamento, assim como as sensações observadas e demonstradas pelo seu corpo. O melhor tratamento para o seu sistema é aquele que você se sente bem e seguro em seguir.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias