ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  28    CAMPO GRANDE 29º

Saúde em Equilíbrio

Você sabia que as nossas sensações são únicas?

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 03/01/2024 13:49

Você sabia que cada Ser Humano é único e as incríveis variações de percepções que nosso corpo nos proporciona também são únicas e intransferiveis? Compreender que não há duas experiências idênticas é crucial, especialmente quando falamos de sensações como dor, calor e frio. Imagine, uma mesma doença ou lesão pode se manifestar de maneira distinta em diferentes pessoas.

Para alguns, a dor pode ser mais intensa, enquanto outros experimentam sensações mais sutis. Essas nuances são intrínsecas à nossa individualidade biológica. Para nós, profissionais da saúde, essa diversidade de percepções é vital ao traçar condutas terapêuticas. Técnicas que podem ser eficazes para um paciente podem não ser as mais adequadas para outro. Respeitamos a variedade de tolerâncias à dor e adaptamos nossas abordagens de forma personalizada.

Nossa dica de hoje é: observe as especificidades do seu sistema, a individualidade biológica vai além da genética, abrangendo vivências traumáticas, uso de analgésicos/opióides e até mesmo questões emocionais como depressão e ansiedade. Esses fatores moldam a forma como percebemos as sensações, influenciando nas melhores escolhas terapêuticas para cada caso. Suas experiências já vivenciadas fazem total diferença na conduta do seu tratamento, assim como as sensações observadas e demonstradas pelo seu corpo. O melhor tratamento para o seu sistema é aquele que você se sente bem e seguro em seguir.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias