Por segurança, mensagens do WhatsApp passam a ser criptografadas
Nesta terça-feira (5), os usuários do mensageiro WhatsApp começaram a receber um aviso ao iniciar uma conversa. O conteúdo que diz: "As mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta a ponta" se trata de uma atualização na forma de transmitir as mensagens pelo aplicativo.
Isso porque, após o bloqueio judicial em dezembro do ano passado, o WhatsApp ficou fora do ar por cerca de 12 horas devido a recusa da companhia em liberar dados para uma investigação criminal.
No mês passado a disputa entre o aplicativo e a justiça também resultou no prisão de Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook, que por sua vez é dono do aplicativo. O empresário passou uma noite detido por não ter disponibilizado informações de uma suposta conversa entre traficantes para a Policia Federal.
A companhia já afirmava não manter as informações armazenadas em uma nuvem, o que os impedia de ceder as conversas solicitadas pelas autoridades, mas agora é oficial, as mensagens estarão disponíveis apenas para quem está participando de conversa e assim que forem apagadas deixam de existir.
De uma forma simples, as mensagens serão criptografadas e enviadas em um código, que só e desfeito ao chegar até o destinatário, o que impede que os bancos de dados tenham acesso ou armazenem as conversas.
Segundo o co-fundador do mensageiro, Brian Acton, a medida é importante para que as pessoas se sintam seguras de que suas conversas não serão vistas nem invadidas por hackers ou algo do gênero. Também, diz ele, impede que a Justiça ás solicite, já que nem os servidores do aplicativo terão acesso ao conteúdo.