ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  11    CAMPO GRANDE 27º

Lugares por Onde Ando

Conheça o destino de vinho mais importante da Argentina

Por Paulo Nonato de Souza | 26/11/2024 09:17
A produção de vinho é o grande atrativo, mas Mendoza também é turismo de aventura com belas paisagens e passeios incríveis (Foto: Reprodução)
A produção de vinho é o grande atrativo, mas Mendoza também é turismo de aventura com belas paisagens e passeios incríveis (Foto: Reprodução)

Mendoza, muito charme na rota do vinho argentino! Que tal aproveitar as férias deste fim de ano para conhecer a região produtora de vinho mais importante da Argentina?  Distante 1.050 km da capital Buenos Aires, a cidade fundada em 1561, apenas 61 anos depois da chegada dos portugueses ao Brasil, tem reconhecimento internacional pelos Malbecs e outros vinhos tintos. Em suas muitas bodegas é possível fazer degustações e passeios.

A história do vinho em Mendoza tem um marco importante: a instalação da casa Catena Zapata na região, há pouco mais de 120 anos. A bodega passou a aplicar as mesmas técnicas de cultivo que tinha colocado a Califórnia na rota mundial do vinho e foi só sucesso: uvas típicas da borgonha, Malbec e Cabernet Sauvignon se desenvolveram com robustez montanha acima, graças às horas de exposição ao sol, que amadurece aromas e taninos, e ao clima fresco, que faz com que as videiras preservem os ácidos e mantenham os açúcares sob controle. Por causa do amadurecimento lento em climas mais frios, taninos totalmente maduros podem ser alcançados mais rapidamente.

Para visitar as bodegas locais é importante se planejar e reservar com antecedência, já que os estabelecimentos trabalham com horários e lugares limitados. É mais que recomendável fechar tours com remis, motorista particular que fica à sua disposição (o pacote de remis inclui transporte e reservas nas vinícolas; degustação e almoços são pagos diretamente nos estabelecimentos) ou com agências de passeios especializadas, e eles vão cuidar das reservas – mas, de qualquer forma, é importante decidir pelo menos um mês antes de chegar ao destino como será a sua locomoção e como fará as visitas por lá. O ideal é visitar uma vinícola pela manhã e outra à tarde.

Plantações de uva com a Cordilheira dos Andes ao fundo, Mendonza está no topo das viniculas mais importantes da Argentina (Foto: Reprodução)
Plantações de uva com a Cordilheira dos Andes ao fundo, Mendonza está no topo das viniculas mais importantes da Argentina (Foto: Reprodução)

Há também a opção de circular com o Bus Vitivinícola, que oferece circuitos diferentes a cada dia da semana (o serviço não funciona às segundas-feiras). O tour de sábado, por exemplo, conta com seis visitas, incluindo uma ida à famosa Casa Virgil, enquanto a saída de domingo tem três paradas pelo cinematográfico Valle de Uco. Já quem gosta de pedalar, pode contratar tours para ir de bodega em bodega de bike, mas é bom ir com guia, é mais seguro e você não se perde nas estradas vicinais.

Se preferir ir pedalando, a dica é contratar o serviço em agências como a Kahuak e a Baccus Biking, que oferecem boas opções de passeio, e são pelo menos 10 km de trilhas rurais. Outra dica: Evite circular de táxi entre as bodegas, pois conseguir um carro para ir embora quando a degustação acabar pode ser difícil, nem alugue um carro, afinal, beber e dirigir nunca deve ser opção.

Vinícolas imperdíveis de Mendoza - Familia Zuccardi, eleita duas vezes a melhor vinícola do mundo, onde é possível almoçar, ter aulas de culinária, degustar azeites e até passear de balão. A Pulenta Estate, super tradicional, é conhecida por seus rótulos de altíssima qualidade. Já a Catena Zapata é a vinícola mais procurada de Mendoza. Sua degustação é um pouco mais cara que as das demais bodegas, mas nem assim sua fila diminui: são necessários pelo menos dois meses de antecedência para conseguir uma vaguinha.

Também tem a Trapiche, uma das vinícolas mais antigas e tradicionais de Mendoza, com instalações históricas e muito bem cuidadas, um visual muito bonito, com belos jardins e oliveiras, visitação muito bacana cercada de muita história, vinhos muito bons, atendimento também muito bom e um restaurante e bar (estação trapiche) muito bonitos, mas que não experimentei. “Gostei muito da visita, mesmo não sendo os melhores vinhos que experimentei”, diz avaliação de viajante no site Tripadvisor.

Onde comer - Na zona urbana de Mendonza, as casas de Francis Mallmann são imperdíveis. O famoso chef argentino, o rei da parrilla, toca o bonito Siete Fuegos no luxuoso complexo The Vines, apresenta carta de vinhos só com exemplares locais, além do estrelado restaurante 1884, que serve comida típica da região.

Se gostou das dicas do site VamosLatam, então  comece desde já a planejar sua viagem para voar até Mendoza em suas próximas férias. A companhia aérea tem opções de voos saindo de Campo Grande com troca de aeronave no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com preço a partir de R$ 4.599,06. Também é possível resgatar sua passagem com pontos, preparar a bagagem e embarcar para conhecer um destino incrível.

Nos siga no Google Notícias