Descubra Baños, um destino equatoriano super aventureiro
Baños de Água Santa! Provavelmente você nunca ouviu falar desta pequena cidade localizada na região central do Equador, em plena bacia do rio Amazonas. Pois saiba que Baños, como também é chamada, é conhecida por suas águas termais, dezenas de atrações que mesclam imersão na natureza com esportes radicais, além de ser a porta de entrada para a Amazônia equatoriana.
Em termos comparativos seria uma mistura de Bonito, principal destino de ecoturismo de Mato Grosso do Sul, com Caldas Novas, cidade goiana famosa por seus banhos termais, só que à porta de uma floresta tropical com toda a sua biodiversidade de espécies animais e vegetais. “Um dia perfeito em Baños inclui aventuras seguidas de momentos de relaxamento nas piscinas termais para compensar o esforço. Por lá é possível escalar, deslizar na tirolesa, fazer rapel e rafting, além de curtir as muitas cachoeiras da cidade”, sugere o site VamosViajar, da Latam.
De acordo com a dica de viagem, é no rio Pastaza que os botes descem a corredeira. O curso de água nasce bem próximo do vulcão Tungurahua e atravessa os Andes até chegar ao Peru. As empresas que levam os visitantes para praticar rafting no Pastaza normalmente oferecem transfer, equipamento para a prática do esporte e almoço no final do passeio – a descida normalmente oferecida é para iniciantes, em trecho mais suave; consulte as empresas locais para passeios mais emocionantes.
Já a canoagem é praticada nos terrenos mais acidentados da descida dos rios locais, nos cânions e desfiladeiros. As empresas que oferecem tours fornecem material e suporte, além de todo suporte para ajudar o visitante a superar descidas que partem de três metros de altura. Quem curte subir pelas paredes tem opções variadas por lá. Há muros de pedra apropriados para iniciantes e também para escaladores mais experientes. O passeio é acompanhado de perto por um guia e conta com todo aparato de segurança, além de transporte até o local da escalada.
PEDALADAS COM BELAS PAISAGENS – Se você curte pedalar, há opção de percorrer a Ruta de las Cascadas de bike. A rota não é extrema, pelo contrário, até quem não é muito habituado com mountain bike consegue fazer o percurso, mas o trecho vale especialmente pela paisagem ao redor, cheia de belas cachoeiras.
São várias, como as quedas Agoyan, a mais alta dos Andes equatorianos, Agollan, el Manto de la Novia la Piedra, todas do rio Pastaza, são imperdíveis, mas o ponto alto do passeio é a cachoeira El Pailon del Diablo, uma das mais lindas de todo o Equador. É possível alugar uma bicicleta em hotéis ou hostels na cidade e partir para conhecer cada uma delas.
Em Baños, uma das atrações preferidas dos turistas é a Casa de Árbol. Extremamente instagramável, a casa na árvore é adornada com um balanço, apelidado de o "Balanço do Fim do Mundo”, já que quem brinca ali se ergue em frente de um precipício de 2.700 metros de altura. Mas as termas são as atrações mais democráticas: boas para crianças, idosos e aventureiros que desejam relaxar depois de suar nas corredeiras, trilhas e paredões da cidade.
Os banhos em águas termais são recomendados o tratamento de problemas articulares e também no tratamento de doenças do aparelho digestivo, fígado e rins. O Balneário Santa Clara é um dos mais antigos e tem águas a 22°C. O local conta também com piscina semiolímpica, academia, jacuzzi e restaurante.
As Piscinas El Salado ficam a cinco minutos de Baños e contam com espaços para descanso e também para natação. O maior complexo local, o Spa Las Peñas fica a apenas cem metros de uma das cachoeiras mais bonitas da cidade, a Cabellera de la Virgen, assim como as Piscinas de la Virgen. Ambas as termas contam com águas sulfatadas e temperaturas mais altas, que chegam a 54°C.
COMO CHEGAR – A Latam oferece opções de voos para Quito desde Campo Grande, mas a viagem não é tão simples. Por exemplo, uma das alternativas para a viagem de ida tem duração de 30 horas por conta das conexões em Guarulhos (SP) e Miami, nos Estados Unidos. Para chegar em Baños de Água Santa, a partir da capital equatoriana, aí é só pegar um ônibus na estação de Quitumbe e partir para quatro horas de estrada. De Guayaquil, leva-se cinco horas a partir do terminal central. Não por acaso Baños tem fama de ser um destino super aventureiro do Equador.