ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 25º

Lugares por Onde Ando

Já é fim de março, hora de programar as férias de julho

Paulo Nonato de Souza | 29/03/2023 08:14
Praia paradisíaca na Ilha Grande, a maior ilha da baía de Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)
Praia paradisíaca na Ilha Grande, a maior ilha da baía de Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)

Já estamos na reta final de março, terceiro mês do ano, e não falta muito para as férias de julho. Que tal passear e curtir a Ilha Grande, a maior ilha da baía de Angra dos Reis, no litoral fluminense? A localização é encantadora: entre o mar azul-esverdeado típico daquela região e a mata Atlântica. Da época do descobrimento do Brasil até seu reconhecimento como o paraíso tropical, a ilhota foi território indígena, sediou fazendas de café, foi porto de escravos e prisão de segurança máxima, onde o escritor Graciliano Ramos escreveu a obra "Memórias do Cárcere", em 1936.

Se você tem dinheiro disponível, vale a pena alugar uma lancha para conhecer as principais praias e lagoas ou optar pelo jeito mais popular de dar a volta na ilha: de escuna. Do porto da Vila do Abraão, principal povoado local, parte um passeio bem completo, que cobre meia ilha e passa por pontos imperdíveis, como as lagoas Verde e Azul e as praias da Feiticeira e do Amor.

De acordo com a dica do site VamosViajar, da Latam, a lagoa Verde é um dos pontos mais amados pelos turistas, uma piscina de águas transparentes e rasas, onde as crianças podem se divertir com os peixinhos. A praia da Feiticeira também é conhecida por suas águas calmas, além da faixa de areia estreita, mas cheia de sombras, graças à proximidade da vegetação.

Vale também visitar a cachoeira da Feiticeira, onde se chega percorrendo uma trilha pela mata. O caminho é bem sinalizado e não é preciso guia para fazer o trajeto. A partir da praia de Abraão leva-se 1h30 até a queda d'água, entre subidas e muita sombra proporcionada pelas árvores. No caminho, o visitante se depara com as ruínas do aqueduto de Ilha Grande e diversas vistas para as praias. Com 12 metros de altura, a cachoeira oferece um momento de relax depois de uma caminhada comprida. De lá até a praia da Feiticeira, são mais 30 minutos de caminhada, também seguindo a sinalização.

É muito fácil chegar até a Ilha Grande. A rota mais curta é pela cidade de Conceição de Jacareí, onde há diversas opções de fast boats. De Angra, partem também barcas e passeios de escuna até Ilha Grande, enquanto de Mangaratiba, rota mais longa, a opção é pegar uma barca. Leva-se entre 20 minutos e 1h30 para percorrer o trajeto, dependendo do transporte escolhido e do ponto de partida. O Rio fica distante apenas 150 km.

A famosa região dos Lagos é outro destino imperdível fora do Rio. Apenas 170 km separam o Rio da região dos Lagos, onde fica a cidade de Búzios, que até meados dos anos 1960 era um balneário onde pescadores e hippies conviviam em harmonia até ganhar notoriedade com a presença da atriz Brigitte Bardot. Hoje, uma estátua da musa do cinema francês observa o mar, ladeado pela orla Bardot, que também homenageia a artista.

Além do deslocamento de helicóptero em 45 minutos, que pode custar entre R$ 6 mil e R$ 14 mil, existem duas formas de chegar a Ilha Grande a partir do Rio: via transporte público (barca) ou privativo (escunas e fast boats). A barca é o meio mais barato, mas balança muito e demora mais para chegar. Já os privativos são mais rápidos, seguros e confortáveis, porém mais caros.

O destino principal dos visitantes é a Vila de Abraão, por ter maior estrutura, mas outros lugares como Araçatiba, Praia Vermelha e Aventureiro, com menos infraestrutura, também são muito visitados na região de Ilha Grande. Se gostou da dica, comece desde já a programar suas férias de julho. Acesse o site oficial da Latam e veja as opções de voos desde Campo Grande para o Rio de Janeiro.

Nos siga no Google Notícias