Um paraíso do Paraná na divisa com Mato Grosso do Sul
O feriadão de Tiradentes é celebrado nesta sexta-feira, 21, mas a curtição está só começando para quem escolheu passar o fim de semana de folga prolongada em Porto Rico, uma cidadezinha de 2.500 habitantes localizada no Noroeste do Paraná, na divisa com Mato Grosso do Sul. Distante apenas 160 km da cidade sul-mato-grossense de Nova Andradina, o lugar é um paraíso às margens do Rio Paraná.
“Não é o Caribe, mas é Porto Rico”. Esta é a fama da cidade que em feriados prolongados como o deste final de semana tem a sua população mais do que triplicada. Com 28 km de margem e 1500 metros de largura do Rio Paraná, o segundo maior rio da América do Sul, Porto Rico é cenário ideal para os esportes náuticos. Sua lista de atrativos tem passeios de barcos e lanchas, jetsky, mergulhos e pesca esportiva.
Como nem poderia ser diferente, o Rio Paraná é a principal referencia turística, especialmente para quem gosta de respirar ar puro e desfrutar da beleza da natureza. Além do banho de praia, o lugar também é dica para quem curte mergulho em água doce, passeios de barcos com direito a apreciar o pôr do sol. Em Porto Rico, é possível apreciar este espetáculo da natureza de diversos ângulos.
São oito praias naturais de água doce e nove ilhas abastecidas pelo Rio Paraná. As praias de Santa Rosa, Porto de São José e Praia Ilha Mineira são as mais visitadas. A Praia de Santa Rosa é mais conhecida como Prainha. A ilha da Praia de Santa Rosa oferece serviços de infraestrutura com lanchonetes e banheiros públicos, além de empresas para aluguéis de barracas e cadeiras. É perfeita para quem curte água doce e transparente, areia fina, sol e beleza natural, uma das mais bonitas praias do Rio Paraná.
São 459 km desde Campo Grande até Porto Rico. Mas, como não há distancia que impeça a diversão, dezenas de famílias campo-grandenses estão conhecendo as belezas naturais do lugar neste feriado, a maioria para acompanhar seus filhos na disputa da Copa Porto Rico de Futebol de Base, realizada pela prefeitura em comemoração ao aniversário de 58 anos do município.
Batizada de Porto Rico Cup, a competição começou ontem e vai até domingo. Só a unidade Chute Inicial Corinthians, escola de futebol mantida pela Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec), em parceria com o Sport Club Corinthians Paulista, trouxe uma delegação de 52 pessoas, incluindo atletas das categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15, treinadores e coordenação.
Em uma cidade que se orgulha de ser um dos melhores destinos do mundo para mergulhar em água doce, o futebol é um atrativo especial. Afinal, cair na água é bom, mas também cansa. Nada mal descansar enquanto aprecia possíveis futuros craques. A Porto Rico Cup está sendo disputada em Porto Rico e também em São Pedro do Paraná, distante 10 km, e igualmente bem servida pelo Rio Paraná.