Viajar é bom, mas esteja atento às regras na hora do perrengue
Viajar é muito bom, conhecer ou até rever lugares e pessoas, respirar ares diferentes, provar sabores gastronômicos. Tudo isso faz parte dos fatores que nos motivam a planejar mais e mais viagens todos os anos, quase nunca pensamos sobre os possíveis perrengues que podem ser da mais diversa natureza, dos piores aos mais amenos, mas sempre pode haver algum tipo de situação que não estava nos planos.
Se a viagem é de avião, atrasos ou cancelamentos de voos e extravio de bagagem, são os problemas mais comuns enfrentados pelos viajantes. “Ninguém quer ficar sem assistência médica em caso de necessidade na viagem, mas ficar sem a bagagem também é bem complicado”, disse o campo-grandense Enzo do Couto Peres que enfrentou esse tipo de drama em sua viagem a Europa no último mês de dezembro.
Enzo despachou a mala no Aeroporto Internacional de Campo Grande para pegá-la em Munique, na Alemanha. No entanto, fez todo o seu roteiro de viagem por seis países sem a bagagem, que só foi devolvida a ele pelos Correios quando já estava de volta ao Brasil. Agora, seu perrengue tem sido o pedido de ressarcimento dos prejuízos junto a seguradora.
Segundo ele, a empresa do seu Seguro Viagem, a GTA, está pedindo todo tipo de comprovação, alguns impossíveis de serem atendidos. “A seguradora pede documentos que dificilmente um viajante sob a pressão de não ter roupa para trocar iria se lembrar de pedir na companhia aérea, por exemplo”, comentou. Afinal, quando programamos uma viagem de férias sempre esperamos que corra tudo dentro do planejado.
Diversão, descanso, paz e água fresca é tudo que se espera na hora de realizar a viagem tão sonhada. Por mais que o viajante seja experiente e viajado, terá que ficar sempre atento aos imprevistos que podem acontecer e, não apenas preveni-los, mas saber o que fazer quando surgirem situações desagradáveis.
Um dica é ler a cartilha “Consumidor Turista”, do Ministério do Turismo. Aborda temas do “Transporte Aéreo – Antes, durante a viagem e chegada ao destino -”, “Viajando de carro” e “Turismo Seguro em ambientes naturais”. Lá estão respostas para as principais dúvidas dos turistas, juntamente com dicas, regras e até mesmo contatos importantes para serem lembrados em caso de alguma necessidade.
“Você sabia que receber informações claras e completas é um direito previsto no Código do Consumidor?”, alerta a cartilha com a abordagem sobre transporte aéreo. Dentre os assuntos disponibilizados, o consumidor encontra informações sobre tarifas aéreas, conexões, viagens ao exterior, acessibilidade, viagem com menores de idade, regras, legislações e muito mais.
Sobre viagens de carro, traz desde dicas simples como fazer a revisão do veículo antes de cair na estrada à como saber a diferença de rodovias federais e estaduais. Lá, você poderá encontrar informações sobre obrigações das concessionárias administradoras das vias, socorro mecânico, inspeção de tráfego, apreensão de animais, bases de atendimento aos usuários, pedágios e muito mais. Também está disponível uma série de contatos das rodovias federais sob concessão. Se ficou interessado, acesse a cartilha no site oficial do MTur.