BMW Série 6 Gran Coupé chega as lojas de todo país
O modelo é o primeiro coupé de 4 portas fabricado pela marca
A BMW começa a vender no Brasil o sofisticado 640i Gran Coupé, o modelo é o primeiro coupé de quatro portas da marca alemã, que foi apresentado hoje (16) aos campo-grandenses, durante um café da manhã na concessionária Raviera Motors, onde fomos convidados para conferir de perto a novidade. Na ocasião, além do carro foram apresentados também as novas motos, F800 GS e a R1200RR Classic.
O carro foi lançado oficialmente no Brasil no mês passado, sendo mais um avanço na estratégia de expandir sua atuação no mercado brasileiro. O modelo Série 6 Gran Coupé, chega para se juntar à versão coupé 2 portas e também o cabrio. Como concorrentes tem o Mercedes-Benz CLS, o Audi A7 e o Porsche Panamera.
Para o presidente interino da BMW no Brasil, Torben Karasek, o País é um ponto chave na estratégia de expansão global.
“Em nossa atuação global, temos a Alemanha como primeiro mercado, seguida por Estados Unidos e China, este último em crescimento, mas com algumas particularidades. Por isso, para ter equilíbrio e manter nossa liderança mundial, precisamos estar em outros mercados em crescimento, como o Brasil”, afirmou. Ele menciona a relevância de outros países, como Coreia do Sul e Turquia, que, com o Brasil, fazem parte de um novo bloco econômico que ele batizou de BRIKT (Brasil, Rússia, Índia, Coreia e Turquia). São mercados em ascensão e com potencial crescimento da demanda.
Segundo o diretor de vendas da BMW no Brasil, Martin Fritsches, o Série 6 Gran Coupé é o terceiro modelo da Série 6 e “vem para preencher uma lacuna de modelos premium com maior espaço e apelo esportivo”. O executivo acrescenta que a empresa avaliará a demanda e a necessidade de trazer uma versão com motorização maior. Por enquanto, a expectativa de venda de 50 unidades do modelo este ano justifica manter apenas esta primeira versão.
O 640i vem equipado com o motor BMW TwinPower Turbo, de seis cilindros, que entrega 320 cavalos de potência, câmbio automático de oito velocidades, com tração traseira, que leva o carro da imobilidade aos 100 km/h em 5,4 segundos.
O modelo tem como público alvo aqueles que procuram acima de tudo esportividade ao volante, mas não abre mão do espaço interno, para conquistar o exigente comprador desse tipo de carro, esse coupé de 4 portas, vem com muito espaço interno, uma boa dose de esportividade e uma longa lista de equipamentos sofisticados.
O carro tem linhas elegantes e chama atenção por suas dimensões, mede 5 metros de comprimento e 2,97 metros de entre-eixos, e pesa 1.750 quilos. O porta-malas comporta 460 litros de bagagem, mas pode ter sua capacidade ampliada para 1.265 litros com os bancos rebatidos.
No mais, o BMW Série 6 Gran Coupé é recheado de tecnologia, conta com o ecológico sistema auto start/stop, que desliga o carro sozinho ao parar em um sinal e liga o motor automaticamente ao tirar o pé do freio, além de freios regenerativos de energia e direção adaptativa. Tem também Driving Experience Control com Eco-Pro, onde o condutor pode escolher o modo de condução, entre esportiva ou econômica.
Por dentro, tem ar condicionado de 4 zonas, revestimento em couro Dakota preto, com ajuste elétrico, teto solar elétrico em cristal, comfort access, som Hi-Fi com amplificador, HD de 12 GB, equalizador e sete alto-falantes. Internet com tela de navegação de 10,2 polegadas com interface para smartphone.
Também traz rodas de liga leve aro 19, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro com
câmera traseira e lateral (Top View).
No quesito segurança, há seis airbags, freios com ABS, controle de estabilidade e tração, além do equipamento High Beam Assistant (alterna farol alto e baixo em relação a veículos em sentido contrário à noite) e faróis duplos de LEDs.
Fábrica no Brasil
O anúncio da fábrica da BMW no Brasil, na cidade de Araquari (SC) já começou a surtir efeito. A montadora recebeu os primeiros benefícios fiscais do governo, previstos no novo regime automotivo Inovar-Auto e com isso reduziu os preços de boa parte de sua linha de produtos no Brasil, incluindo também os modelos da MINI.
O município foi escolhido por causa da logística local, além da força de trabalho qualificada. A previsão é que sejam montados até 30 mil veículos por ano.
A fábrica na região sul do país tem previsão para começar a produção em 2014 e vai ocupar uma área equivalente a 200 campos de futebol, com investimento de cerca de R$1 bilhão e serão contratadas 1.000 pessoas.