Teste: Peugeot 2008 GT, um SUV estiloso e tecnológico
Com visual moderno, motor turbo e uma lista de equipamentos, será que ele tem chance de vender bem?
A primeira impressão é a que fica! Esse ditado muito popular, encaixa direitinho no novo Peugeot 2008, que quando ele passa chama atenção, até mesmo parado, quem viu o carro durante nosso teste, teve uma ótima impressão, o modelo recebeu muitos elogios.
O novo Peugeot 2008 chega para disputar no acirrado segmento dos SUVs compactos. O carro tem como o seu principal chamariz o visual, além disso traz tecnologias e uma experiência de condução incrível. Após alguns dias de testes, o modelo nos surpreendeu, pelo seu bom conjunto mecânico, itens de conforto e tecnologia.
Design
O principal ponto que chama atenção no novo 2008 é o seu visual. Com linhas modernas e arrojadas, o SUV se destaca no tráfego urbano. A dianteira robusta, com os faróis full LED e a grade frontal imponente, impõem uma postura mais agressiva, enquanto as laterais e o formato do teto remetem a um veículo de personalidade.
O conjunto de rodas de aro grande e a traseira com lanternas de formato exclusivo, que se conectam por uma faixa luminosa, dão ao modelo um toque futurista.
O PEUGEOT 2008 chega com versões: Active, Allure e a topo de linha que testamos, GT. As novidades começam pela nova assinatura luminosa, caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, integradas nas inserções do para-choque. Ao centro, destaca-se a belíssima grade frontal que apresenta o novo logotipo PEUGEOT – que pode receber tratamento em preto brilhante ou bodycolor, dependendo da versão – e se estende até os faróis. Na lateral do Novo PEUGEOT 2008, o destaque fica por conta das rodas de liga-leve diamantadas de 17.
Interior
No interior, o 2008 se destaca pelo painel digital, que mantém a tradição da Peugeot de oferecer tecnologia e funcionalidade. O volante compacto, a tela multimídia com integração para Android Auto e Apple CarPlay, e o sistema de som de alta qualidade garantem um ambiente conectado e agradável. O acabamento de qualidade e os materiais usados conferem um toque premium.
Na parte interna o modelo conta com um bom acabamento. O painel de instrumentos digital estrategicamente posicionado ao nível dos olhos, por cima do volante, tem um novo design de telas de 10” e alta definição e, ainda, é totalmente personalizável, permitindo a organização e disposição das informações de acordo com as preferências do condutor.
No centro do painel está o inédito sistema de entretenimento PEUGEOT i-Connect®, que dispõe de uma tela touchscreen de 10,3 polegadas de alta definição. Com respostas semelhantes às de um smartphone, essa multimídia totalmente nova garante uma experiência de uso extremamente intuitiva, tornando muito fácil o acesso a todas as informações. O sistema multimídia possui, ainda, seis alto falantes (quatro alto falantes + dois Tweeters) e quatro entradas USB, sendo 3 USB-C e 1 USB-A.
Destaque para o carregamento de smartphone por indução (versões Allure e GT).
O espaço interno é bem aproveitado, oferecendo conforto tanto para motoristas quanto para passageiros. O porta-malas também é razoável, com 374 litros no método de medição VDA. Chega a ser maior que o do Kardian, que oferta 358 litros, mas perde do Nivus e seus 415 litros que são seus concorrentes diretos.
Desempenho
Durante o teste, o Peugeot 2008 nos impressionou, é bom de dirigir, o desempenho é bom, O motor T200 1.0 turbo de três cilindros entrega bons 130 cv e 20,4 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática do tipo CVT, o mesmo usado pelos Fiat Pulse, Fastback e Strada, além Citroën C3 Aicross (que testamos).
A direção é precisa e responde bem na cidade e nas estradas de chão, que transmite segurança para desviar de buracos e também em curvas.
Tecnologia de Assistência e Segurança
No quesito segurança, toda a gama 2008 contam com: freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, programa eletrônico de estabilidade (ESP), acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, piloto automático e limitador de velocidade, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, Hill Assist e freio de mão com acionamento elétrico. Para completar, os veículos contam com quatro airbags, sendo dois dianteiros e dois laterais, e seis aribags no caso das versões GT, adicionando dois de cortina.
Além disso também tem o PEUGEOT Driver Assist torna ainda mais amplo o pacote de série das versões GT, com dispositivos de auxílio ao motorista – o que impacta diretamente num nível mais alto de segurança para pedestres, ciclistas e motoristas de outros veículos. O PEUGEOT Driver Assist inclui:
- Alerta de Ponto Cego – disponível para as versões Allure e GT;
- Alerta de Colisão;
- Frenagem de Emergência Automática;
- Auxílio de Farol Alto;
- Reconhecimento Automático de Sinalização de Velocidade;
- Detector de Fadiga;
- Piloto Automático Inteligente (ACC) – exclusividade da versão elétrica;
- Alerta e Correção de Permanência em Faixa.
Como anda?
O 2008 responde bem no trânsito, é bem esperto. Na arrancada tem um certo delay, ainda assim, é um carro rápido nas baixas rotações, aproveitado pelo CVT que não joga rotações altas para desenvolver velocidade. O som característico de um tricilíndrico turbo aparece de leve na cabine, dando um rongo até bacana, mas que pode ser incômodo para outros.
A suspensão tem um bom acerto, não pula tanto, conseguimos testá-lo em estrada de chão, que não fez feio em pisos irregulares. Da até pra arriscar que pula menos em solavancos que picapes grandes.
A carroceria inclina pouco em curvas e a direção elétrica é direta, reforçado pelo pequeno volante. Destaque para o freio a disco na traseira. Com pista livre uma pisada funda no acelerador, o carro responde muito bem, dando impressão de um carro com motor maior.
Muito interessante também o sistema que lê as placas de velocidade, o sistema mostra a velocidade da via no painel em formato de uma placa de trânsito.
Tem o botão Sport, que fica muito mal posicionado do lado esquerdo do volante. Em teste, ativo o modo Sport fez o 2008 acelerar de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e retoma na faixa dos 7 segundos tanto de 40 a 100 km/h quanto de 80 a 120 km/h. Mais uma vez, dentro do esperado, melhor do que com o antigo 1.6 aspirado, mas pior que o finado 1.6 turbo THP que estavam na geração anterior. Como referência, o THP chegava aos 100 km/h em 8,2 segundos com retomadas na faixa dos 5 segundos.
Para quem vai nos bancos traseiros, faltou as saídas do ar condicionado, o túnel central pode atrapalhar um pouco um eventual terceiro passageiro. Pelo menos há duas tomadas USB, uma convencional e outra do tipo C, além de luzes auxiliares.
O consumo na cidade ficou na faixa de 7,2 km/litro com etanol, está na média do segmento de SUVs com este tipo de motor. Ficou devendo o start stop para economizar nos semáforos. Na estrada, os 12,4 km/litro também não fogem do segmento, mesmo com o câmbio CVT.
No painel é muito interessante e fácil de usar as teclas o conjunto de botões touch abaixo das saídas de ar, que facilitam o acesso a home e comandos da climatização, por exemplo, além do botão físico de volume do som.
O freio de estacionamento eletrônico é quase obrigatório para um carro dessa categoria, mas não tem autohold que deixa o carro parado em semáforos por exemplo, e não tem um piloto automático adaptativo.
Conclusão:
Em resumo, o novo Peugeot 2008 é uma excelente opção para quem busca um SUV de entrada, que combine design moderno, tecnologias de ponta, conforto e um desempenho ágil e seguro, tudo isso com um preço competitivo para o seu segmento.
O Peugeot 2008 GT é o topo de linha e custa em torno de R$ 169.990, tem teto-solar panorâmico, alerta de colisão, alerta de saída de faixa, alerta de ponto-cego e câmera com efeito 3D. É um bom pacote.
No geral o carro, agradou no design, no desempenho e no conforto interno, é uma boa compra. Resta saber como será o pós venda e a sua receptividade no mercado de seminovos para uma posterior revenda.
Márcio Martins @marcioafmartins
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