Testamos o GWM Haval H6 híbrido na pista de Interlagos
O modelo será vendido no MS e conta com motorização híbrida de 393 cv e acelera de 0 a 100 em apenas 4,8s.
A GWM (Great Wall Motors) está vindo com tudo para o Brasil, a marca é desconhecida por aqui, mas na China é a maior empresa automotiva de capital 100% privado. Aqui no país a GWM investirá mais de R$ 10 bilhões, recentemente a empresa adquiriu a antiga fábrica da Mercedes em Iracemápolis (SP), e pretende investir cerca de R$ 4 bilhões de 2023 a 2025 e R$ 6 bilhões entre 2026 e 2032, com geração de 2.000 empregos diretos até 2025.
Brasil terá a maior operação da montadora fora da China, com capacidade produtiva de 100 mil veículos por ano. Todos os modelos produzidos no Brasil terão recursos de conectividade e sistemas semiautônomos de segurança Nível 2 de série, além de permitir o uso do comando por voz para controlar as funções do veículo, como fechar vidros ou abrir o teto solar. Os veículos da GWM no Brasil também estarão prontos para suportar o recurso de conectividade 5G.
A GWM conta com três marcas. A Haval SUVs on-road , a Tank com SUVs off-road de luxo e a Poer terá picapes inteligentes.
A GWM vai abrir concessionárias em todos os estados do país, com 50 pontos de vendas, aqui em Campo Grande já foi adquirido um terreno na rua Joaquim Murtinho, para construção do zero de uma concessionária. O grupo Bamaq foi o escolhido para atender o Mato Grosso do Sul, que ainda pretende abrir mais uma loja em Dourados quando GWM lançar sua picape média também híbrida. O grupo Bamaq também será responsável pela cidade de Belo Horizonte e região metropolitana.
Modelo Haval H6 GT conta com potência combinada de 393 cv faz de 0 a 100 em 4,8s. Consumo de 27,5 km/l
O Grupo Bamaq tem concessão também de outras marcas como, Mercedes-Benz, Porsche, Iveco e New Holland em diversos estados.
Padrão da fachada da concessionária GWM no Brasil - Foto Divulgação GWM.
Lançamento do GWM Haval H6
Nós do Campo Grande News fomos convidados para participar do lançamento oficial do Haval H6 na capital de São Paulo, a apresentação do carro foi em um coquetel, e também um dia reservado para conhecemos o carro na prática, com com direito a pilotagem no autódromo de Interlagos em São Paulo.
Assista ao vídeo do teste:
Teste do Haval H6 para jornalistas no autódromo de Interlagos em SP.
O GWM Haval H6 é um híbrido do tipo plug-in (PHEV), equipado com três motores: um motor 1.5 turbo movido a gasolina e dois elétricos, alimentados por uma bateria de 34 kWh que somados, chegam a 393 cv de potência e ótimos 77,7 kgfm de torque, ou seja, ele pode ser abastecido no posto de combustível ou na tomada.
Os números são dignos de esportivos, H6 GT é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 4,8s, semelhante ao de um Porsche Macan e Cayenne.
Usando apenas o modo elétrico a autonomia é de 170 km (ciclo NBR). É a maior autonomia entre os carros híbridos plug-in no Brasil. Com um tanque cheio com gasolina em combinação com o elétrico, pode chegar a máxima de 1.052 km. Números impressionantes para um carro que pesa 2.050 kg.
O carregamento das baterias é bem rápido em tomadas de corrente contínua (até 48 kW/h), pode carregar de 10% a 80% de carga em 30 minutos. Já em corrente alternada (até 6,6 kW/h) leva 5 horas para chegar 100%.
Segundo a marca, para o Brasil o carro teve acerto em suspensão, direção e detalhes visuais específicos para o gosto do brasileiro.
O modelo será vendido em Campo Grande com concessionária na Rua Joaquim Murtinho
O carro tem um visual bem invodado e moderno, não tem como passar despercebido, a dianteira exibe um parachoque com entradas de ar bem grandes, dando um toque de esportividade, os faróis de full-Led dão mais requinte ao modelo, logo abaixo tem a grade colmeia em preto brilhante com imitação de fibra-de-carbono em diversos pontos. O caimento do teto vem a partir da coluna C dando um visual de cupê, as rodas de 19" calçam pneus Michelin 235/55 que dão ao carro um visual bem robusto.
Rodas aro 19" e o estilo cupê deixam o H6 com um visual bem acertado
Internamente, o SUV possui bancos dianteiros com ajuste elétrico e ventilação, ar-condicionado de duas zonas com saída para o banco traseiro, cinco entradas USB e carregador de celular por indução.
O painel tem poucos botões a vista, praticamente tudo é comandado pela tela da central multimídia de 12 polegadas com espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay, e painel de instrumentos também é totalmente digital com tela de 10,2 polegadas.
Modelo conta com controle de cruzeiro adaptativo, com reconhecimento de pedestres e ciclistas
No quesito segurança o modelo vem bem equipado: inclui um sistema de auxilio avançado à direção composto por cinco câmeras e 14 radares, e câmera com visão de 360º, alerta de ponto cego e colisão traseira, controle de cruzeiro, frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa.
Além disso, o Haval H6 conta com câmera de reconhecimento facial, indicador de fadiga do motorista, airbags frontais (obrigatórios por lei), laterais e de cortina, faróis de led e teto solar panorâmico.
Como anda o Haval H6 GT?
O contato com o carro na pista do autódromo de Interlagos foi rápido, mas suficiente para perceber suas qualidades. Na pista foi possível testar o controle de largada, feito com os dois pés, um no freio e o outro no acelerador (no máximo), assim que o freio é liberado, a arrancada é instantânea, é possível sentir a força bruta de todas as rodas te empurrando contra o banco, essa força é sentida ainda mais forte para quem vai no banco traseiro, algo muito raro em um SUV de 2 toneladas.
Nas curvas mostrou que o ajuste mais firme da suspensão deixou o carro com uma pegada bem esportiva, o carro é esperto, não dá pra abusar claro, pois a proposta do carro não é essa.
O motor a combustão trabalha em conjunto com o elétrico, esse é o motivo da arrancada brutal do Haval H6. A distribuição de peso das baterias no assoalho ajuda melhorar o equilíbrio do H6 GT. O painel é possível ver quando a força é enviada para os eixos ou qual deles está atuando.
Teste na pista de Interlagos feito por nosso editor Márcio Martins @marcioafmartins
Como o foco do carro não é pista e sim uso no dia a dia, esse teste precisa ser feito com mais tempo nas ruas da cidade para ver como será o seu comportamento nas imperfeições do asfalto. Esperamos um teste completo aqui em Campo Grande em breve.
A marca ainda não divulgou o preço do H6 GT aqui no Brasil, mas em conversa com executivos durante o coquetel antes do evento, acredita-se que fique abaixo de 300 mil reais.
Será possível comprar o Haval H6 pela internet com uma parceria com o Mercado Livre e entregue diretamente na casa do cliente.
Jornalistas e influencers de Campo Grande convidados pela GWM Bamaq @festaseventostv @fabiasiqueira1 @bfmsoficial @cajuindica @marcioafmartins @autonewstv @jessicapesseti @tabuleirosgarage @zemineiro @walkermotors