Fiat fecha fevereiro na frente com 21,9% de participação no mercado
A montadora completa o 14° mês consecutivo em primeiro lugar no ranking de vendas
Após retomar a liderança de vendas do mercado automotivo brasileiro em 2021, a Fiat mantém seu forte desempenho comercial diante da concorrência e crava em 2022 seu segundo mês na frente do ranking nacional de emplacamentos.
Em fevereiro, a Fiat emplacou 26.414 unidades, conquistando 21,9% de market share. Já são 14 meses consecutivos na liderança do mercado. Apesar do cenário desafiador da indústria por conta da crise dos semicondutores, a estratégia comercial da marca se mostra muito acertada. Em apenas dois meses, somou 49,7 mil emplacamentos, uma diferença de quase 20 mil unidades sobre a segunda colocada (foram 9 mil carros em fevereiro de vantagem).
A nova Strada conseguiu um feito inédito na indústria para uma picape – o veículo fechou fevereiro em primeiro lugar com 7.314 unidades (6,1% de participação total de mercado e a incrível marca de 96,7% em seu segmento, recorde histórico na categoria). Isso aconteceu por conta da falta de peças nas fábrica da Volkswagen fez com que o modelo tivesse apenas 247 unidades registradas em fevereiro, seu pior resultado desde 2002 .
Entre os 10 veículos mais vendidos do país em fevereiro, a Fiat também colocou os hatches Argo na 7º posição (4.321 unidades emplacadas e 3,6% de market share) e Mobi na 10º (4.162 unidades e 3,4% de market share).
Em termos de segmento de mercado, a Fiat mostra sua força ao fechar fevereiro na liderança de Hatches (26,4%), Picapes (55,6%), e Van (44,4%). Esse resultado se repete nos números consolidados do ano. A marca também comemora o ótimo desempenho tanto no Varejo quanto em Vendas Diretas, liderando em ambos os canais nos dois primeiros meses.
O decreto nº 10.979 do Governo Federal, divulgado em 25/2/2022, que altera a tabela de incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), foi uma iniciativa favorável para contribuir com a demanda futura por veículos.