Land Rover Defender faz 65 anos
Marca lança versão limitada com 65 unidades.
Visto pela primeira vez no Salão do automóvel de Amsterdã, o modelo era chamado de Land Rover apenas, sendo um dos veículos mais longenvos da indústria automobilística.
Os ingleses da The Rover só fabricavam carros na época, mas tinham como objetivo fazer jipes capazes de encarar qualquer terreno após a guerra. No decorrer dos anos ele foi ganhando melhorias mecânicas e visuais, mas só em 1992 receberia o nome de Defender. Dois anos depois, o motor a diesel do jipão ganhou turbocompressor e resfriador a ar, chegando a 115 cv. Em 1999, ele foi substituído por um 2.5 turbodiesel de cinco cilindros de 122 cv.
Para celebrar a ocasião, a marca britânica lançou uma série limitada do utilitário, chamada “LXV”, que é o numeral romano para 65.
O motor é o 2.2 turbodiesel de 120 cv e 37 kgfm de torque máximo e a transmissão é manual de 6 marchas, é o mesmo conjunto mecânico que equipa modelos que vem para o Brasil.
No Reino Unido, a série LXV será limitada a 65 unidades e cada uma custa 28.765 libras esterlinas (R$ 89 mil).
O modelo é baseado no Defender Hard Top, os principais diferenciais da versão especial comemorativa são os artigos de luxo no interior, que traz volante e bancos revestidos em couro com costuras manuais e mais equipamentos. O pacote é apenas para o Defender 90, de carroceria curta. O veículo trás também rodas aro 16” e a moldura dos faróis pintados de cinza escuro e logotipos da série especial estão espalhados pela carroceria e na cabine.
BRASIL
Em 1992 ele começou a ser importado para o Brasil, a marca iniciou sua fabricação por aqui seis anos depois, com cerca de 800 unidades por ano.
A operação era feita por uma empresa norte-americana sob licença da montadora, instalada no Rio Grande do Sul.
A Land Rover encerrou sua produção em 2006 e a marca passou a vender apenas modelos importados da Inglaterra.
Confira a galeria de imagens: