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Veículos

Revisão do sistema de freios, antes das férias, garante a segurança do veículo

Márcio Martins | 03/12/2013 11:19
Foto divulgação
Foto divulgação

O final de ano está se aproximando e, com ele, chegam as férias e o tão esperado descanso e lazer. Para que o seu veículo não seja o protagonista de um filme de terror e o causador de uma viagem nada tranqüila, é recomendável fazer uma revisão, especialmente, no sistema de freios, item fundamental para garantir a segurança nas estradas. “O sistema de freios é composto por diversos componentes, entre eles, pastilhas, discos, tambor, cilindros (mestre e de roda), pinça, servo freio, sapata e fluido de freio.

Ao fazer a revisão, é ideal analisar todas as peças para verificar se estão em boas condições”, afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata. Segundo Silva, a revisão é uma oportunidade de avaliar preventivamente o estado de todas as peças do sistema, uma das partes vitais em questão de segurança do veículo.

A troca dos itens deve ser feita na frequência recomendada pelo fabricante ou quando alguma das peças apresentarem desgaste ou quebra. “O uso constante dos freios resulta no desgaste natural de algumas peças. Por isto, é importante verificar se não há ranhuras nos discos e nos outros componentes”, afirma. Caso os discos estejam riscados ou desgastados devem ser substituídos por uma peça nova.

Ele ressalta, ainda, que o motorista deve ficar atento ao nível de fluido de freio. Se estiver abaixo do nível no reservatório, uma luz acenderá no painel, sinalizando que há algo errado. Pode haver desgaste de lonas e pastilhas ou algum vazamento já que o fluido de freio não diminui com o uso.

Revisão do sistema de freios, antes das férias, garante a segurança do veículo

FREIOS – TESTES E INSPEÇÕES BÁSICAS

A inspeção visual que pode ser feita por qualquer pessoa visa verificar vazamentos, tubos ou mangueiras cortadas ou amassadas, estado das pastilhas, entre outras coisas básicas. Verifique mensalmente ou a cada vez que for viajar, com antecedência:

1- Vazamentos visíveis sob o carro, próximos das rodas;
2- Vazamentos na bomba de freio e tubulação;
3- Se a luz do ABS não está ligada quando o veículo está com o motor ligado;
4- Nível do fluido de freio, no reservatório acima da bomba de freio;

Cheque sempre o nível do fluido. Observe o indicador de nível.

Em qualquer sinal suspeito, procure assistência mecânica.

Ao funcionar o carro, outros testes podem ser feitos:

1- Verifique se o pedal do freio está com a dureza normal. Pedal muito duro pode indicar problemas com o Servo-freio. Pedal macio e que desce até encostar no assoalho é péssimo sinal: ou existe ar no sistema ou vc pode estar sem pressão hidráulica devido a vazamentos ou tubulação cortada. Neste caso, desligue o veículo e não rode com ele.
2- Verifique se as luzes de freio estão acendendo.
3- Sinta ao frear se o carro tende a desviar da trajetória, puxando para os lados. Você pode ter um problema de suspensão ou de funcionamento irregular dos freios em um dos lados ou em alguma roda. O carro deve frear reto e sem desvios.
4- Verifique se o freio de estacionamento (o popular “freio de mão”) está firme e se é capaz de segurar o carro, mesmo em ladeiras.

Lembre-se do freio de estacionamento.

5- Tente perceber se há barulhos, rangidos ou ruídos tipo chiado ao frear. Isso pode indicar pastilhas de freio gastas ou discos já danificados.
6- Sinta ao frear se não há vibrações no pedal de freio e na direção, o que pode indicar discos de freio com empeno.

Obviamente, o mais importante é você manter seu sistema de freios com a manutenção em dia. Não existe uma quilometragem única e fixa para todos os carros em que as peças dos freios devam ser trocadas. Isso varia muito de carro para carro, varia conforme o estilo de dirigir de cada pessoa, onde o carro roda, entre inúmeros outros fatores.

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