VW Kombi se despede com edição especial
O modelo ficou em produção desde 1957
Como ja era esperado, a Volkswagen confirmou o fim do modelo mais antigo em produção no Brasil. A Kombi deixa de ser produzida. A marca decidiu encerrar a produção da perua, pois é impossível adaptar ao veículo o airbag duplo e o sistema de freios ABS que serão obrigatórios em todos os veículos novos no Brasil a partir do ano que vem.
Em comemoração, a Volkswagen lança a série especial que traz pintura em dois tons 'saia e blusa', a pintura da Kombi Last Edition é azul, com teto, colunas e para-choques brancos. Uma faixa decorativa, também branca, circunda todo o veículo logo abaixo da linha de cintura. As rodas e as calotas são pintadas de branco.
A grade dianteira superior é também pintada na cor azul da carroceria, assim como as molduras das setas e aros dos faróis.
Os pneus ganharam faixa branca retrô. Os vidros são escurecidos e o vigia traseiro tem desembaçador elétrico. As setas dianteiras têm lentes de cristal branco. Nas laterais também se destacam os adesivos que identificam a série especial "56 anos – Kombi Last Edition'.
O modelo chega por R$ 85 mil e será limitada em 600 unidade numeradas com placa de identificação no painel.
A Kombi começou a ser montada no Brasil em 1953, em um galpão alugado no Ipiranga por uma empresa que havia obtido as licenças de fabricação junto a Volkswagen. Somente a partir de 2 de setembro de 1957 é que a perua começou a ser produzida oficialmente pela VW em sua recém-inaugurada fábrica em São Bernardo do Campo.
Até hoje a perua é a mais vendida em sua categoria, desbancando rivais mais modernos, como Fiat Ducato, e baratos, caso das vans chinesas comercializadas aqui.