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13 Livros Sobre Marketing Digital que Todo Profissional Deve Ler

Bruna Stefani | 16/12/2022 18:06
Foto: Garfieldbigberm - Freepik.com
Foto: Garfieldbigberm - Freepik.com

Foto: Garfieldbigberm - Freepik.com

Leitura é cultura, conhecimento e especialização. Bons livros podem mudar completamente a visão de qualquer pessoa a respeito de inúmeros temas, e no marketing não é diferente.

Quer aprender mais sobre marketing digital e já se cansou de conteúdos que não passam de propaganda e estratégias de vendas do próprio produto? Uma lista com os melhores livros de marketing pode ser bem útil, inclusive para quem quer aprender a como colocar seu site no topo do Google

Abaixo, listamos o suprassumo do segmento. Confira!

Livros sobre marketing digital que vão mudar suas perspectivas

Aprender sobre marketing digital não é útil apenas para quem deseja se tornar um profissional do segmento. É útil para empresários de todos os segmentos, para quem quer atuar como digital influencer ou para quem quer consolidar uma carreira como artista, escritor, referência de segmento e diversas outras, inclusive para se destacar como funcionário em uma empresa ou aumentar a popularidade entre os amigos.

Segundo Isael Oliveira, expert do segmento, tudo é marketing. Por isso vale a pena aprender sobre o assunto.

Agora, sem mais delongas, vamos às sugestões literárias:

1. A Cauda Longa – Chris Anderson

O livro explica como aproveitar mercados de nicho e trabalhar com produtos e serviços que têm pouco volume de vendas, mas que podem ser realmente um sucesso quando se utiliza a estratégia correta, fazendo com que, na soma das vendas, eles sejam tão importantes quanto os itens que mais geram receita em um negócio.

Segundo os ensinamentos do livro, é muito mais fácil e eficiente ranquear termos menos abrangentes, buscando atender quem já está numa etapa mais avançada de uma pesquisa.

Quem procura por um perfume, procura por inúmeras opções, e está longe de saber o que quer.

Quem busca por um perfume amadeirado, já sabe um pouco mais, e quem busca um perfume amadeirado de uma marca “x”, está decidido a realizar uma compra.

O mesmo vale para absolutamente qualquer segmento. Dos religiosos aos tecnológicos.

Quem busca um receptor ou uma tv smart, está muito longe da compra do que quem procura um athomics connect, muito mais específico.

2. Free: O Futuro dos Preços – Chris Anderson

Quase uma continuação do livro anteriormente citado, o livro “Free” mostra como a ideia de gratuidade pode ser utilizada como estratégia nos negócios e qual o impacto que ela causa na vida das pessoas.

Quanto mais se chega perto de acessar tudo que você precisa saber de finanças, mais se compreende que, às vezes, o gratuito é mais caro que o que é pago, mas, no marketing, a estratégia da gratuidade é eficiente e atrai, de forma única, diversos perfis de consumidores.

3. Web Analytics 2.0 – Avinash Kaushik

Como o próprio nome indica, o livro Web Analytics 2.0 aborda a importância da análise das métricas e auxilia na tomada de decisões estratégicas, transformando números em ações assertivas e com muito mais potencial de sucesso.

Bruna Bozano, especialista em e-commerce e negócios digitais, explica que esse é um dos conteúdos mais ricos para quem trabalha com lojas virtuais e sites que monetizam através do conteúdo, “já que o que não está registrado em dados, não pode ser analisado e, por fim, não pode ser melhorado”.

4. Traction – Gabriel Weinberg e Justin Mares

Um dos livros que os jovens devem ler, explica muito sobre como funciona a tração para os negócios (e claro, pode ser aplicado em inúmeros momentos da vida pessoal).

Além disso, o livro traz a experiência de diversos empresários de sucesso através do registro de algumas entrevistas bastante interessantes.

5. Permission Marketing – Seth Godin

Em tempos de LGPD, um livro como o Permission Marketing, de Seth Godin, é essencial e deveria ser leitura obrigatória para quem trabalha no segmento publicitário e de marketing digital. A estratégia é mais econômica e exponencialmente mais eficiente e lucrativa.

6. Marketing na Era Digital – Martha Gabriel

Abordando as plataformas que estão emergindo, as tendências digitais e a importância da abordagem virtual aos clientes, o livro de Martha Gabriel é um guia para qualquer profissional do marketing e da publicidade.

7. Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital – Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan

Três grandes profissionais do marketing, Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan se uniram para explorar e elucidar os conceitos do marketing 4.0, em que a tecnologia e a internet já são parte do comportamento das pessoas e onde o contato com o cliente pode acontecer todos os dias e diversas vezes durante um curto período de tempo.

8. 80/20 Internet Lead Generation – Scott Dennison

Quem trabalha com marketing certamente já ouviu falar na estratégia 70/30 e o livro 80/20 Internet Lead Generation é praticamente um tutorial de como construir uma campanha de geração de leads eficiente, utilizando uma técnica que se baseia em velocidade e foco no resultado, concentrando-se em conteúdo para agência de tráfego pago e SEO, definição e utilização do perfil e persona, design pensado em conversão, entre outros elementos fundamentais para realizar bons negócios.

9. Nocaute – Gary Vaynerchuk

Um livro sobre os questionamentos dos clientes e consumidores, sobre seus posicionamentos e como eles desafiam as empresas a se enquadrarem e se adaptarem a diversos perfis de comportamento, gerando inúmeros insights sobre como obter vantagem competitiva através da observação desses aspectos.

10. Everybody Writes – Ann Handley

Focado em atração e retenção de consumidores através da comunicação digital, Everybody Writes fala sobre como utilizar a criação de conteúdo e o storytelling para atingir bons resultados.

11. Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI – Rafael Rez

Também abordando a importância do bom conteúdo, o livro de Rafael Rez fala da relevância da compreensão da escassez de tempo das pessoas e do quanto é importante aproveitar os poucos momentos em que ela presta atenção em uma marca ou produto.

Os capítulos falam sobre produção, planejamento, tecnologia, tráfego, métricas e outros temas relevantes para profissionais de marketing e empresários de diversos nichos.

12. Global Content Marketing – Pam Didner

Um facilitador para quem se sente um pouco perdido sobre como avançar estrategicamente e atingir um número maior de clientes ou consumidores de marca.

Aborda a criação inteligente de conteúdo e orienta sobre como ele pode ser eficaz, independentemente do local ou da cultura em que a empresa está inserida.

13. Obrigado pelo marketing – Vitor Peçanha

Cofundador de uma das empresas mais populares de criação de conteúdo, Vitor Peçanha apresenta no livro “Obrigado pelo Marketing”, suas experiências e conhecimentos técnicos adquiridos dentro da sua empresa, demonstrando como são realizadas as etapas de planejamento e execução do marketing de conteúdo.

Ler conteúdos de qualidade faz diferença nos negócios e na vida

Quem lê os livros indicados acima consegue adquirir conhecimentos de alto valor para a definição de boas estratégias, o esclarecimento sobre diversas questões e a possibilidade de enxergar as coisas por outros padrões de pensamento.

Referências de confiança podem ser cruciais para se estabelecer em uma posição firme e com crescimento sólido no mercado, por isso todo investimento em aprendizado e leitura é extremamente válido.

Se você já leu algum desses livros, compartilhe sua opinião (e esse conteúdo) nas redes sociais e ajude a incentivar a busca pelo conhecimento.

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