Balizamento político
Câmera, luz, ação!
Aproveitando o ponto facultativo desta segunda-feira, o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) percorreu trechos do complexo Imbirussu-Serradinho. As obras foram concluídas e o prefeito aguarda a confirmação da visita da presidente Dilma Rousseff para inauguração.
Nelsinho não fez apenas uma visita técnica. Com uma equipe da produtora VCA, o prefeito filmou os principais pontos das obras de urbanização.
Know how
Engenheiro, ex-secretário de Obras da Capital e com trânsito nos gabinetes ministeriais, o deputado federal Edson Giroto (PMDB-MS) construiu rápido uma ponte Campo Grande-Brasília.
Ontem ele esteve no Ministério da Integração e no Palácio do Planalto em menos de 24h após avaliar com o prefeito Nelsinho Trad a dimensão da erosão no Nova Lima e a necessidade de liberação de recursos e adoção de medidas emergenciais. No Planalto, Giroto ainda assistiu a posse do novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
Lar, doce lar
Segundo a assessoria, o governador André Puccinelli preferiu se afastar do ambiente oficial para passar o ponto facultativo desta segunda-feira em seu apartamento, no aconchego da família. Pescaria também estaria nos planos do governador para o feriadão, que tem agenda intensa a partir de quinta-feira.
Elogios
O senador Antonio Russo (PR-MS) elogiou, durante discurso em Plenário, ‘a sensibilidade e habilidade política’ da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Segundo ele, Ideli levou para o Executivo sua experiência de líder do governo no Congresso e de líder do PT no Senado.
Elogios 2
Ainda no Plenário do Senado, Antonio Russo elogiou as mudanças no no primeiro escalão do Governo Federal. Segundo ele, a base governista segue fortalecida e a presidente Dilma está ‘imprimindo a cara do seu governo na Esplanada dos Ministérios‘, ao estabelecer um modelo que une perfil gerencial com pragmatismo político.
“O povo brasileiro está aplaudindo a nossa presidente pela sua capacidade de transformar o governo sem traumas ou rupturas políticas“, afirmou, depois de elogiar a escolha de Aldo Rebelo para o Esporte.
Gargalo
Um dos gargalos à expansão da indústria de confecção no Estado é a falta de mão de obra para o período noturno. A informação, da secretária de Produção Tereza Cristina, mostra que Mato Grosso do Sul tem um enorme campo de trabalho, lembrando que o diversificado setor industrial - da agroindústria à agro energia e da indústria têxtil ao conglomerado de celulose e papel - exige cada vez mais a intervenção do sistema S (Senai/Senac/Senar) para a qualificação técnica da mão-de-obra local.
Capital
Campo Grande, embora uma capital no topo das cidades mais desenvolvidas, ainda não tem hotel de classificação cinco estrelas. O primeiro virá graças a um investidor que projeta outro da mesma categoria em Bonito.
Dissecando
O novo Código Florestal será tema de debate durante a 7ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e Alimentos da Agricultura Familiar. O assunto será abordado em palestra de Roberto Ricardo Vizentin, secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, do Ministério do Meio Ambiente. A feira acontece nos dias 4, 5 e 6 de novembro em Itaquiraí.
Recapeamento
Sem resposta sobre o pedido de recapeamento da avenida Marcelino Pires, como o que está sendo feito na avenida Afonso Pena, o prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB) mandou prosseguir a operação tapa-buraco, agora com um padrão melhor que o tradicional remendo.
Ponte aérea
E por falar em Dourados, agora a cidade está conectada com o maior centro comercial, industrial e financeiro da América Latina. Ontem nove passageiros embarcaram no primeiro voo da Trip ligando Dourados a São Paulo (Guarulhos), com apenas uma escala, em Presidente Prudente. A duração do voo é de 2 horas e 25 minutos.