Uma escola e muitas histórias
Dias desses fomos convidadas a entrar na comunidade do facebook Nova Andradina/MS no passado, um convite fantástico para historiadoras com residência recente no município. É sempre bom conhecer o lugar que nos recebe e saber um pouco mais sobre a construção de sua história, seu passado, e passear pelas postagens e observar as fotografias. São como um passeio num museu, somado a experiência de acessar os comentários e ver aos poucos surgirem os/as personagens que compuseram os vários cenários, ainda pouco conhecido por nós.
Como educadoras e pesquisadoras queremos destacar hoje, um lugar que nos é caro. Uma escola. Quem de nós não recorda daquela fotografia sentada numa mesinha, com um caderno aberto e um globo ao lado? Um tempo em que fotografias eram raríssimas, bem diferente dos milhares de selfies que temos hoje em nossas redes sociais.
E aqui entra a Escola Antônio Joaquim de Moura Andrade, conhecida carinhosamente como Morcegão. A primeira escola pública de Nova Andradina, segundo João Carlos Zoti (2015), que inferiu que a história da escola está imbricada com a formação social do município de Nova Andradina, pois ambas, município e escola tiveram o ano de 1958 como ano de sua criação. De 1958 pra cá, são 63 anos de infinitas histórias guardadas nas memórias de tantos/as Nova Andradinenses e outros/as, que foram fazendo desta terra, seu lugar de afetos.
Olhando para as fotografias escolhidas para ilustrar o texto, vocês como nós, imaginam o período da construção, professores/as, crianças correndo pelo pátio, uma roda de ciranda, queimadas, bete, passa anel, e brincadeiras recentes no celular, futebol, risos...
Ouvir as Histórias, consultar os arquivos, os documentos, juntar fotografias, compartilhar mesmo que em espaço virtual, demonstra o quanto a escola e suas atividades, marcaram vidas e imprimiram na cidade um pacto com a cultura e valorização da educação desde o início. Que venham outras postagens e que esse espaço da Escola, que por sinal se constitui em um belíssimo e raro exemplar de construção em madeira em meio a tantas construções em concreto, seja ocupado com alegria, afeto, abraços e novas histórias quando esses tempos pandêmicos passarem.
Fonte: Comunidade virtual Facebook, Nova Andradina no Passado. Acesso em: 10 de junho de 2021.
(*) Rejane Candado e Dulceli Tonet Estachescki são docentes do curso História/ UFMS/CPNA
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.