Wordpress ou Wix: escolha o seu preferido
Há várias plataformas que proporcionam a criação de canais oficiais com segurança
A internet está aí para promover diversas facilidades e soluções para o nosso cotidiano. E essas facilidades são oferecidas geralmente por meio de sites, aplicativos ou outros meios como blogs e e-commerces.
Entretanto, graças a essas soluções existem várias plataformas que proporcionam a criação de canais oficiais como o Wix e o WordPress.
Embora sejam diferentes, ambas plataformas possuem o mesmo objetivo: criar uma presença digital profissional. Isso quer dizer que qualquer empresa ou pessoa pode criar um canal oficial para chamar de seu na internet.
Por conta disso, nesse artigo vamos fazer um comparativo geral e objetivo sobre as duas plataformas para você entender como fazer a melhor escolha. Vamos lá?
Conhecendo o WordPress
O WordPress é uma das plataformas mais conhecidas e utilizadas hoje em dia quando o assunto é desenvolvimento web.
Criado em 2003 por 2 desenvolvedores (Mike Little e Matt Mullenweg), hoje em dia a plataforma já é a principal escolha de 43% de todos os sites da internet.
A sua estrutura básica é toda construída em PHP e MySQL e é distribuído por uma Licença Pública Geral (GPLv2 ou posterior).
Conhecendo um pouco dessa ferramenta, vamos entender nos pontos a seguir o seus prós e contras.
Pontos fortes do WordPress
Nos tópicos abaixo vamos entender os pontos positivos da plataforma.
Sistema grátis
Esse é um dos pontos mais atrativos quando o assunto é trabalhar e criar um site WordPress, pois a plataforma é totalmente livre e gratuita. Mas atenção, não confunda a versão do CMS com o final .org com a versão da plataforma auto-hospedada e com a terminação .com.
Essa última opção (.com) possui versão grátis e paga, podendo ter um domínio personalizado para o seu projeto.
Curva de aprendizagem rápida
Outro ponto positivo do WordPress é a sua curva de aprendizagem, o que significa que o manuseio da plataforma pode ser aprendido rapidamente até mesmo pelos menos experientes.
Isso porque a forma como o CMS foi projetado facilita muito a sua utilização. E a cada atualização, essa facilidade aumenta ainda mais.
Diversas possibilidades de personalização
Outro grande ponto positivo da plataforma é a sua facilidade de personalização graças aos templates e plugins.
Os templates nada mais são do que temas já construídos e que podem ser personalizados de acordo com as preferências do usuário.
Da mesma forma, os plugins também conferem novas funcionalidades aos projetos, o que potencializa ainda mais a ferramenta.
Grande comunidade de apoio e suporte
Como uma ferramenta usada em todo mundo, é fácil encontrar suporte para resolver problemas ou conseguir soluções em prol do desenvolvimento de funcionalidades.
Sendo assim, é muito fácil conseguir apoio e suporte de uma vasta comunidade que sempre está ativa e conhece bem a plataforma.
Pontos fracos do WordPress
Como nem tudo são flores na vida, no mundo digital isso também é uma verdade. A seguir você pode conferir as partes não tão positivas do WordPress.
Vulnerabilidades
Essa é uma das maiores preocupações e pontos negativos da plataforma. Por ser um sistema aberto, existem diversos hackers e espertinhos que vivem explorando as brechas do sistema para criar golpes.
Bugs constantes
Como boa parte dos plugins e temas são construídos por desenvolvedores do mundo todo, é muito comum que haja incompatibilidades e falhas em algum momento.
Isso também pode ocorrer com os plugins que seguem a mesma premissa, o que pode causar algum conflito entre eles e até mesmo com alguns temas.
Dificuldades de personalizações para iniciantes
As personalizações e alterações podem ser muito complicadas para quem não tem conhecimentos de programação.
Isso pode ser um empecilho para os mais novatos que desejam mudar alguma coisa no site em termos de layout e ajustes específicos de um projeto.
Peso e tamanho do projeto
Conforme as personalizações e instalações de plugins, os projetos construídos em WordPress podem se tornar pesados e lentos.
A solução seria trabalhar sem essas extensões, mas é sabido que nem todos entendem de programação. Portanto, se for usá-las, use com moderação.
Conhecendo o Wix
O Wix foi criado em 2006 por 3 pessoas (Avishai Abrahami, Nadav Abrahami e Giora Kaplan) que tinham a ideia de criar um site para ser a base de uma startup.
Como resultado disso, eles perceberam o quão difícil era criar um projeto web do zero. E assim criaram uma solução para quem deseja ter um site sem entender de design e programação.
Com essa introdução é que nós vamos conhecer os pontos fortes e fracos dessa ferramenta. Confira!
Pontos fortes do WIX
Entenda abaixo os principais pontos positivos do WIX.
Fácil de lidar
Quem não tem noção alguma de programação vai se identificar muito com o Wix. Isso porque a sua forma de trabalho é do tipo “arrasta e solta”, dispensando assim o uso de codificação.
Esse ponto por si só já é uma das melhores vantagens da ferramenta, pois lidar com códigos e linguagens de programação não é uma tarefa fácil para muitas pessoas.
Recursos extras
Assim como no WordPress, o Wix também possui várias funcionalidades extras que podem ser instaladas com apenas um clique.
Muitos templates
A ferramenta disponibiliza temas muito elegantes e bonitos. E para cada área, existem diferentes possibilidades de temas com designs limpos e muito atrativos visualmente.
Não precisa se preocupar com hospedagem
Outro ponto que parece um “bicho-de-sete-cabeças” para quem não tem conhecimentos em servidores e desenvolvimento web. No Wix você não precisa se preocupar com isso, pois todo projeto é hospedado nos próprios servidores da plataforma.
Pontos fracos do WIX
Agora vamos aos pontos não tão interessantes do Wix.
Não há acesso ao código-fonte
Diferente do WordPress, o Wix não permite que o desenvolvedor tenha acesso aos códigos que estão por trás de todo o funcionamento da plataforma. Logo, qualquer modificação mais avançada é impossível na plataforma.
Propagandas
Se você optar pela versão grátis da ferramenta, se acostume a ter anúncios da plataforma em seu site. E isso não soa nem um pouco profissional para uma empresa que deseja transmitir seriedade e profissionalismo.
Site não é transferível
Uma vez que você crie um site no Wix, esse site vai ficar para sempre lá no Wix. Por conta disso, se você precisar mudar o seu projeto para outra plataforma, vai ter que começar tudo de novo.
Nesse cenário, se você precisar fazer alguma alteração substancial no seu projeto e não estiver no rol de funcionalidades da plataforma, você terár que desembolsar uma boa verba para criar algo novo em outra plataforma.
Dificuldade de personalização
Conforme falamos acima, a indisponibilidade do código-fonte faz com que o desenvolvedor não consiga fazer alterações avançadas no projeto.
Dessa forma, você é obrigado a se contentar com o que a ferramenta oferece em termos de templates e funcionalidades, precisando até mesmo pagar algum valor para ter funções que seriam simples em outras plataformas.
Conclusão
A internet é um oceano de oportunidades graças às facilidades que a tecnologia proporciona. E no mundo do webdesign e desenvolvimento web isso é muito nítido.
Os pontos aqui abordados servem para que você tenha um norte na hora de decidir qual ferramenta escolher para criar a sua presença na internet.
Por fim, se você gostou desse post, deixe o seu comentário e contribua com mais alguma dica sobre plataformas de criação de sites.