A partir de hoje, documentação de veículos será totalmente digital no Estado
Com segunda via gratuita, determinação nacional promete mais segurança na documentação do veículo
A partir de hoje (4), o CRV (Certificado de Registro Veicular) e CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos) serão unificados em um só documento e em formato digital, o novo "CRLV-e", seguindo determinação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) em todo o Brasil.
A promessa é que o documento traga segurança aos proprietários de veículos, que poderão utilizar o documento marcado por um QR Code apenas mostrando o celular, ou imprimindo o arquivo em papel comum.
Além disso, haverá redução de custos, já que a segunda via do CRV atualmente sai pelo valor de R$ 414, enquanto o documento digital (CRLV-e) terá emissão gratuita. O aplicativo, disponível para Android e iOS, é o "Carteira Digital de Trânsito", e já pode ser baixado pelos motoristas, ou acessado por meio do site.
No Estado - Em Mato Grosso do Sul, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) inicia o ano de 2021 com o lançamento da nova versão do documento sem interromper o atendimento ao público.
Em publicação feita pela assessoria de imprensa do Departamento, foi destacado que não será necessária preocupação em relação ao documento ser danificado durante o preenchimento de informações, já que a inserção de dados será feita diretamente no sistema do Detran.