Ação contra o PCC cumpre mandados de prisão em três presídios de MS
No total, são cumpridos 33 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão
A Operação Artus, deflagrada na manhã desta terça-feira (12), contra o PCC (Primeiro Comando da Capital), já cumpriu 28 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão. Na ação, duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas.
Também foram cumpridos mandados de prisão em presídios de Campo Grande, de Três Lagoas e de Nova Andradina. Um suspeito identificado como Osvaldin Procópio Barbosa, de 25 anos, morreu em troca de tiros com a polícia.
Segundo a polícia, Osvaldin era líder da facção criminosa e exercia o papel de disciplina geral em Nova Andradina. Com o rapaz, foi apreendido um revólver calibre 38 com numeração raspada. Ele tinha passagens pela polícia por tentativa de homicídio, tráfico de drogas, roubo majorado, posse ilegal de arma de fogo e dano qualificado.
A ação foi coordenada pela SIG (Seção de Investigações Gerais) de Nova Andradina contra a facção criminosa, com atuação na região do Vale do Ivinhema. Segundo a polícia, devidamente estruturado, com divisão de tarefas e caráter permanente, o grupo alvo da operação era responsável pela prática de vários crimes. As investigações tiveram início em maio de 2023, quando a Polícia Civil começou a identificar e monitorar os alvos. Assista, abaixo, ao vídeo.
A operação contou com o apoio da aeronave Harpia, da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública). Cerca de 120 policiais e 30 viaturas foram empenhadas na operação. No total, serão cumpridos 33 mandados em 8 cidades de MS e uma no Paraná: Nova Andradina, Deodápolis, Angélica, Batayporã, Taquarussu, Ivinhema, Campo Grande, Ponta Porã e Guaíra (PR).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.