ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Aldeia urbana recebe ação que oferece de curso de influencer a corte de cabelo

Evento realizou atualização das cadernetas de vacinação infantil, avaliação nutricional e outras ações

Por Alison Silva | 28/10/2023 15:49
Garoto corta cabelo durante ação realizada pela prefeitura (Foto: Divulgação)
Garoto corta cabelo durante ação realizada pela prefeitura (Foto: Divulgação)

Ação realizada na aldeia urbana Paravá, na Vila Romana, em Campo Grande, atendeu cerca de 800 pessoas, com serviços de corte de cabelo, atendimento odontológico, atualização de vacinação infantil, avaliação nutricional, mediação de empregos e outros. O trabalho foi realizado pela SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos).

O projeto denominado "Direitos Humanos em Ação" foi realizado durante toda a manhã e início da tarde. A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP) esteve presente. Na região há 148 famílias indígenas com núcleos familiares grandes, além das comunidades ao entorno.

Na lista de trabalhos realizados, ainda tinha doação de composto orgânico, cursos de artesanato em couro, carteira de trabalho digital, inserção de PCD no mercado de trabalho, captação de vagas, cadastramento na tarifa social de água e negociação de débitos, além de serviços para idosos e orientação sobre a garantia de direitos das crianças.

Prefeita fala durante evento com indígenas (Foto: Divulgação)
Prefeita fala durante evento com indígenas (Foto: Divulgação)

A secretária da SDHU, Thais Helena, explicou que o evento objetiva ofertar todos os serviços públicos para a população indígena, desde o atendimento jurídico, a microchipagem. “O acesso da população indígena ao serviço público é um pouco mais limitado, pela questão cultural, e até pelo distanciamento que eles têm do centro da cidade”, falou.

“Vim para fazer inscrição para curso de manipulação de alimentos e influencer digital”, disse Lenilson Jorge, de 33 anos, que está tentando se qualificar para ter um novo posicionamento no mercado de trabalho. Roselina Gaudino Jorge, de 44 anos, é aluna do curso de cabeleireira e foi até a ação para aprender e ajudar. Ela conta que está no meio do curso e o objetivo é ter uma profissão para ajudar na renda da família.

O coordenador da população indígena na SDHU, Delmir Candelário explicou que a parceria para o projeto foi montada após conversas com as lideranças da comunidade. O gestor da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), Adelaido Vila, contou que foram entregues 2 mil mudas de hortaliças na ação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.




Nos siga no Google Notícias