ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Apesar da Delta, Saúde diz que MS pode atingir imunidade coletiva em uma semana

Com busca ativa, postos abertos e parcerias, Estado quer completar 70% da população vacinável com 2º dose

Gabriela Couto e Guilherme Correia | 12/09/2021 09:38
Postos volantes abertos até aos finais de semana devem continuar no Estado. (Foto: Paulo Francis)
Postos volantes abertos até aos finais de semana devem continuar no Estado. (Foto: Paulo Francis)

Devido a desaceleração no interesse do público que busca as vacinas contra a covid-19, nos últimos 20 dias, o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde), a Assomasul (Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul) e a SES (Secretaria de Estado de Saúde) definiram estratégias para conseguir chegar a imunidade de rebanho nos próximos dias.

"A gente tem uma possibilidade muito grande de atingirmos a imunidade coletiva e já neste fim de semana vindouro, ultrapassar 70% da população vacinável com segunda dose", afirmou o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende.

Apesar da confirmação da variante Delta no Estado, a meta não mudou. “É preciso a gente fazer um esforço maior, que as doses de vacina sejam aplicadas. Estamos verificando que os municípios estão nos ajudando, nesse momento, há um espírito de contribuição muito grande e acreditamos que a gente possa avançar na imunização, principalmente, em relação aos idosos e aqueles que ainda não tomaram a segunda dose”, disse Geraldo.

Pesquisadores dizem que, após a variante Delta, este nível de imunidade só poderia ser alcançado, se as vacinas fossem 100% eficazes contra a infecção, o que não é o caso.

A partir desta semana, será intensificada a busca ativa em quem ainda não tomou a vacina. “Aqueles que teimam em não fazer a busca de vacinas, infelizmente. É um agrupamento muito pequeno e não nos ajuda. Ao contrário, nos prejudica muito, porque eles poderão ser as próximas vítimas”, justificou.

Reunião aconteceu na última sexta-feira (09), na sede da governadoria. (Foto: Divulgação)
Reunião aconteceu na última sexta-feira (09), na sede da governadoria. (Foto: Divulgação)

Dentre os incentivos para aplicação imediata de doses, está a manutenção de pontos de vacinação abertos e parcerias com outras secretarias. “Encaminhamos 157,7 mil vacinas, da Pfizer e Coronavac.

Era importante, são mais de 313 mil doses de vacinas. Tem condições de todos os municípios estarem aplicando nesse final de semana - sábado, ontem, domingo e nos próximos dias. É um pedido que nós fazemos para acelerar a vacinação. Podem surgir outras variantes e a gente tem uma possibilidade muito grande de atingirmos a imunidade coletiva já neste fim de semana vindouro, ultrapassar 70% da população vacinável com segunda dose, evitando assim, o avanço e predomínio da Delta no Estado e a expansão da doença”.

Segundo o presidente do Cosems e secretário municipal de saúde de Corumbá, Rogério Leite, as estratégias propostas levam em consideração a realidade de cada município e região.

“Reforçamos alguns pontos, como a Orientação a todos os municípios fazerem a busca ativa com as estratégias de saúde da família, tanto urbano como área rural, manter pontos de vacinação abertos e fazer parceria com a área da Educação e Assistência Social, assim, poderemos ter informações através dos cadastros de alunos matriculados e famílias que são atendidas no BPC, vale renda, que com analise da plataforma de informações do sistema nacional de imunização, identificar famílias e adolescentes que não tiveram acesso a imunização”.

Outra informação importante é que, nesta semana, o Ministério da Saúde fará na quarta-feira (15), envio dos lotes que completam 100% das primeiras doses da vacina covid-19 para toda população adulta brasileira.

Nos siga no Google Notícias