Após 5 dias, pilotos e comissários suspendem greve
A pausa deve durar até o dia 25, quando votação da nova proposta das empresas aéreas vai a votação
Greve que vinha sendo realizada por pilotos e comissários de aviões foi suspensa no fim da noite desta sexta-feira (23). O anúncio realizado pelo SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) diz que a pausa na greve deve durar até o dia 25, quando ocorrerá a votação para aceitar ou recusar a proposta realizada pelas empresas aéreas.
Desde segunda-feira (19) a paralisação vinha acontecendo sempre entre às 6h e 8h. Aqueles que haviam aderido à greve se apresentavam para trabalhar, mas não realizavam a decolagem. Ao menos 20 aeroportos foram prejudicados durante esse período.
Durante os cinco dias da greve foi reivindicado pelos profissionais a reposição da inflação acumulada pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), além de um aumento real de 0,5%, o que equivale a 1% do ganho real. Também é solicitado a possibilidade de troca de folga dos tripulantes mediante uma indenização e a possibilidade das férias começarem a partir de um final de semana.
O sindicato das empresas alega que o preço das passagens aéreas foram impactadas durante a pandemia. A desvalorização do dólar, a guerra entre Ucrânia e Rússia e o aumento do valor do petróleo são outros agravantes citados pelos empresários. A votação da nova proposta apresentada pelas empresas acontecerá de forma virtual neste domingo de Natal, às 12h30.
No Aeroporto Internacional de Campo Grande, segundo o site da Infraero, durante a manhã deste sábado, já chegaram 8 voos e ainda há outros 10 para o mesmo período e a parte da tarde. Também devem sair outros 10 voos ainda hoje, 10 voos já foram realizados a partir do aeroporto da Capital. Nenhum voo foi cancelado hoje e os atrasos foram apenas de alguns poucos minutos.