Aprovada a criação da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos
Estimativa é que R$32 bilhões foram perdidos somente no ano passado neste tipo de crime
Foi aprovado por unanimidade, nesta quarta-feira (11), pelo Conselho Superior da Polícia Civil, a criação da DERCC (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos) em Mato Grosso do Sul.
Conforme o texto do decreto, a delegacia atuará em todo o Estado no intuito de investigar infrações penais praticadas a partir do emprego de meios ou recursos tecnológicos de informação, ou do uso da rede mundial de computadores.
Os crimes combatidos serão econômicos, patrimoniais, contra a honra e contra a liberdade individual praticados por meio cibernético. Relatório da Norton Cyber Security, do ano de 2021, colocou o Brasil como o terceiro país com mais dispositivos eletrônicos infectados por ameaças.
De acordo com a análise, mais da metade dos brasileiros (58%), afirmam ter sofrido um crime cibernético em 2021. A estimativa é que R$32 bilhões foram perdidos somente no ano passado, já que mais da metade das vítimas de crimes cibernéticos do último ano foi impactada financeiramente.
Os usuários de smartphones e do aplicativo WhatsApp são os mais visados pelos criminosos virtuais. O phishing é a prática mais comum utilizada pelos golpistas e consiste em enviar conversas ou mensagens falsas com links fraudulentos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.