ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Associação de Produtos Nutricionais reprova 18 marcas de creatina

A pesquisa da Abenutri foi divulgada nesta quinta-feira e analisou 80 marcas do suplemento

Por Gabriel de Matos | 10/10/2024 19:45
Potes de creatina com pesos e medidor em mesa azul (Foto: Freepik)
Potes de creatina com pesos e medidor em mesa azul (Foto: Freepik)

A Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais) reprovou 18 marcas de creatina comercializadas no Brasil, conforme o laudo divulgado nesta quinta-feira (10). A avaliação faz parte de um estudo anual que analisa a conformidade entre as informações dos rótulos e o conteúdo real dos produtos. Este ano, o levantamento verificou 88 marcas de creatina, das quais 20% não atendem aos critérios estabelecidos.

A pesquisa revelou que dez marcas, fabricadas por quatro empresas, não continham nenhuma quantidade de creatina, substância que é o principal componente esperado nos produtos. O laudo apontou ainda que uma única empresa é responsável pela produção de cinco dessas marcas irregulares.

Comparado ao relatório de 2023, houve uma melhora: 21% das marcas reprovadas no ano anterior conseguiram aprovação nesta edição. A creatina é um suplemento amplamente utilizado por atletas e praticantes de atividades físicas para melhorar o desempenho esportivo. O produto é um nutriente responsável pela produção de energia que serve as células musculares. Esse tipo de suplementação tem como finalidade ajudar a célula muscular a desempenhar, da melhor maneira, as suas funções durante o treinamento.

De acordo com a legislação vigente, é tolerada uma variação de até 20% entre a quantidade de creatina indicada no rótulo e a efetivamente presente no produto. Com base nisso, o estudo classificou as marcas em cinco categorias, variando de 0% a 5% (nível de conformidade mais elevado) até casos de -100%, onde não há creatina alguma.

Resultados por categorias:

  • 0% a 5%: 48 marcas aprovadas
  • 5,1% a 10%: 13 marcas aprovadas
  • 10,1% a 20%: também incluídas como aprovadas

Já nas categorias onde a variação foi maior que a permitida, o estudo destacou as marcas que não atendem às exigências. Diante da repercussão negativa, algumas fabricantes já estão acionando a Justiça para contestar a divulgação do laudo, alegando prejuízos à imagem de suas marcas. Confira a lista com todas as marcas analisadas no link.

Confira a lista das marcas reprovadas: 

MARCAPRODUTO
AGECreatine Monohidratada
CellucorCreatin

Dymatrix Nutrition

Creatina Monohidrate

GENERIC LABS

Creatina Monohidratada

IMPURE NUTRITION

CREATINA
INTLABPower Creatina

Iron Tech Sports Nutrition

Creatina Monohidratada

Muscle Pharm

Creatine
NFT NutritionCreatina 100% Pura

TRIBE NUTRITION

Creatina Monohidratada
Dark DragonCrea Delite
Demons LabCreature

EVOLUTION NUT.

Creawell

Melius Nutrition

CREATINA 100%

MUSCLE FULL

CREATINA
PROSIZEcreatine

SCI NUTRITION

CREATINA PURA
Wise HealthCREATINE MONOHYDRATE

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias