ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUINTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Associação de Produtos Nutricionais reprova 18 marcas de creatina

A pesquisa da Abenutri foi divulgada nesta quinta-feira e analisou 80 marcas do suplemento

Por Gabriel de Matos | 10/10/2024 19:45
Potes de creatina com pesos e medidor em mesa azul (Foto: Freepik)
Potes de creatina com pesos e medidor em mesa azul (Foto: Freepik)

A Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais) reprovou 18 marcas de creatina comercializadas no Brasil, conforme o laudo divulgado nesta quinta-feira (10). A avaliação faz parte de um estudo anual que analisa a conformidade entre as informações dos rótulos e o conteúdo real dos produtos. Este ano, o levantamento verificou 88 marcas de creatina, das quais 20% não atendem aos critérios estabelecidos.

A pesquisa revelou que dez marcas, fabricadas por quatro empresas, não continham nenhuma quantidade de creatina, substância que é o principal componente esperado nos produtos. O laudo apontou ainda que uma única empresa é responsável pela produção de cinco dessas marcas irregulares.

Comparado ao relatório de 2023, houve uma melhora: 21% das marcas reprovadas no ano anterior conseguiram aprovação nesta edição. A creatina é um suplemento amplamente utilizado por atletas e praticantes de atividades físicas para melhorar o desempenho esportivo. O produto é um nutriente responsável pela produção de energia que serve as células musculares. Esse tipo de suplementação tem como finalidade ajudar a célula muscular a desempenhar, da melhor maneira, as suas funções durante o treinamento.

De acordo com a legislação vigente, é tolerada uma variação de até 20% entre a quantidade de creatina indicada no rótulo e a efetivamente presente no produto. Com base nisso, o estudo classificou as marcas em cinco categorias, variando de 0% a 5% (nível de conformidade mais elevado) até casos de -100%, onde não há creatina alguma.

Resultados por categorias:

  • 0% a 5%: 48 marcas aprovadas
  • 5,1% a 10%: 13 marcas aprovadas
  • 10,1% a 20%: também incluídas como aprovadas

Já nas categorias onde a variação foi maior que a permitida, o estudo destacou as marcas que não atendem às exigências. Diante da repercussão negativa, algumas fabricantes já estão acionando a Justiça para contestar a divulgação do laudo, alegando prejuízos à imagem de suas marcas. Confira a lista com todas as marcas analisadas no link.

Confira a lista das marcas reprovadas: 

MARCAPRODUTO
AGECreatine Monohidratada
CellucorCreatin

Dymatrix Nutrition

Creatina Monohidrate

GENERIC LABS

Creatina Monohidratada

IMPURE NUTRITION

CREATINA
INTLABPower Creatina

Iron Tech Sports Nutrition

Creatina Monohidratada

Muscle Pharm

Creatine
NFT NutritionCreatina 100% Pura

TRIBE NUTRITION

Creatina Monohidratada
Dark DragonCrea Delite
Demons LabCreature

EVOLUTION NUT.

Creawell

Melius Nutrition

CREATINA 100%

MUSCLE FULL

CREATINA
PROSIZEcreatine

SCI NUTRITION

CREATINA PURA
Wise HealthCREATINE MONOHYDRATE

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias