ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  06    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Ayache leva balanço da Cassems para Tribunal de Contas do Estado avaliar

Caixa de assistência à saúde dos servidores enfrenta déficit e busca apoio para equilibrar contas

Maristela Brunetto | 15/08/2023 13:59
Ayache levou dados financeiros da Cassems sugerindo análise ao TCE (Foto: Divulgação TCE)
Ayache levou dados financeiros da Cassems sugerindo análise ao TCE (Foto: Divulgação TCE)

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, e o conselheiro administrativo, Lauro Sérgio Davi, estiveram esta manhã no TCE (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) para sugerir que a Corte fiscal analise os balanços financeiros do plano de saúde. Foi aprovada a elevação da contribuição dos funcionários estaduais à Caixa de Assistência diante da exposição de déficit nas receitas, o que gerou debate sobre como equacionar as contas do serviço de saúde com menor ônus aos servidores.

Ayache apresentou os dados ao presidente do TCE, Jerson Domingos, ao vice-presidente, Flávio Kayatt, e aos conselheiros Osmar Jeronymo e Marcio Monteiro.

"Viemos ao TCE para buscar, considerando a respeitabilidade do Tribunal, uma avaliação das nossas contas, da contabilidade da Cassems e processos internos, para que a gente tenha a oportunidade de oferecer ao servidor público, além das auditorias que já temos, auditorias externas, da avaliação da ANS, tenhamos também um parecer do TCE", explicou Ricardo Ayache.

Os dirigentes já se reuniram com deputados estaduais e também houve reunião envolvendo deputados e o governo estadual, em busca de solução para resolver o déficit. Uma hipótese é a elevação da participação do governo nas receitas. O governo entra com 5,25% e servidores pagam 6% sobre a remuneração. A informação é que a Cassems tem R$ 90 milhões em caixa, entretanto, acumulava passivo de R$ 150 milhões.

A Cassems informou que presta contas anualmente para os beneficiários, disponibiliza seus dados no Portal da Transparência e recebe fiscalização trimestral da Agência Nacional de Saúde Suplementar. “Temos responsabilidade com o serviço que a Caixa de Assistência presta ao servidor público e fico muito satisfeito pelo doutor Ayache buscar o TCE, para poder dar essa resposta à sociedade e aos servidores", pontuou Domingos sobre a possibilidade de a Corte também analisar os dados financeiros.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias